Neste sábado (20), com concentração prevista no Paço Municipal, às 9h, e saída com destino ao Parque da Uva, às 10h, será realizado o 1º Encontro de Motociclistas Surdos do Brasil. O evento deve reunir cerca de 50 motociclistas surdos de todo o Brasil na 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, segundo a organização.
“O encontro, que é pioneiro no Brasil, tem como objetivo estimular atividades, ajudar na interação, comunicação e inclusão entre os surdos, para que tenham mais acessibilidade. E nada melhor do que ser realizado na Festa da Uva, que reúne milhares de visitantes, para que as pessoas se atentem sobre o tema”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Além dos motociclistas, a Festa também deve receber cerca de 500 surdos para prestigiar o evento. “A ideia veio de um professor surdo que se chama Rimar Segala, e que atualmente mora em São Carlos.
De primeiro o grupo estava se programando somente para se encontrar na Festa da Uva, mas com o apoio da Prefeitura, o evento entrou na programação oficial. Ficamos muito felizes, pois é um evento muito representativo”, lembra Luciano Germano, intérprete de Libras na cidade. A organização do encontro está por conta de Irene Mantovani, presidente da Associação Clube dos Surdos de Jundiaí, e Rimar Segala, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí.
Lembrando que a Festa da Uva tem a presença de uma equipe de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação com deficientes auditivos durante as atrações e apresentações. “Para promover a acessibilidade ao público surdo, é realizado um rodízio entre os tradutores e eles estarão no palco para as atrações principais, como a abertura e pisa da uva, e ficarão à disposição de grupos na administração do parque, para conduzi-los durante a visita”, reforça o gestor da Unidade de Gestão Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
Além desse encontro, também estão previstos outros passeios nos finais de semana da Festa, com saída prevista do Paço Municipal, às 10h, em direção ao Parque da Uva: no domingo (21/jan), a Parada de Opalas. Na próxima semana, no sábado (27/jan), haverá o Encontro de Carros Customizados; no domingo (28/jan), o Encontro de Motos. Já no último final de semana da Festa, no sábado (03/fev), será realizado o Encontro de Fuscas; e no domingo (04/fev), o Encontro de Carros Antigos. Uma vez no Parque, os grupos ficam concentrados no Palco Externo – Uva Máximo, até as 15h, para que o público da Festa possa interagir e tirar fotos.