Gestores da Unidade de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista participaram, na manhã desta terça-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes (capital do estado), do lançamento do Acolhe SP. O programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo ajudará famílias que perderam pessoas para a Covid-19, com o valor de R$ 1.800 por óbito, pago em seis parcelas iguais, a partir do mês que vem.
O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, e a gestoras executivas da pasta, Giany Póvoa e Cláudia Di Stefano, representaram o órgão municipal na solenidade.
Requisitos
Os moradores de Várzea Paulista interessados devem ter sido inscritos no CadÚnico, cadastro social do Governo Federal, até 19 de fevereiro de 2021. Para se cadastrar e conferir se você tem direito, é necessário acessar o portal Bolsa do Povo: https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/.
Podem pedir o benefício as famílias com ao menos um óbito registrado até 21 de junho: filhos, cônjuges, pais, etc., desde que façam parte do núcleo familiar. A morte deve constar dos registros de óbito no sistema SIVEP-Gripe, da Secretaria Estadual de Saúde. O programa considera toda estrutura familiar, exceto a unifamiliar (uma única pessoa). A renda familiar deve ser de até três salários mínimos.
No portal, a pessoa interessada deve informar o nome completo e o NIS (número de inscrição social) e será informado pelo próprio sistema se tem ou não direito ao programa. O pagamento será feito em seis parcelas de R$ 300, de julho a dezembro deste ano.
Forma de pagamento
O token/voucher com senha e login precisa ser gerado no Portal Bolsa do Povo, que permitirá o saque nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Banco 24 Horas. Aos poucos, os beneficiários receberão cartão magnético do Programa Bolsa do Povo e o saque do valor será realizado com uso do cartão, nesses mesmos caixas.
Sobre o Acolhe SP
O programa de transferência de renda vai atender 11.026 famílias do estado, de 578 municípios. Veja mais em: https://tinyurl.com/4jv3fvun.