A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista conta agora com uma área equipada para treinamentos práticos, formações e outras preparações organizadas pela corporação ou em parceria com profissionais especializados. O CTTCY (Centro de Treinamento Tático Cunha Yamassaki), situado na cidade, firmou uma parceria com a corporação, que inicia suas atividades no local, nesta segunda-feira (27), sem custos com munição e aluguel.
Segundo o instrutor de tiro e armamento da GCM, Nabas, afirma que, além de preparar melhor os guardas para diversas situações, os treinamentos, muito mais baratos do que os convencionais e práticos para organizar, aumentarão a sensação de segurança na população. “Os munícipes saberão que, mais preparados, saberemos ainda melhor quando usar o recurso do tiro”, declara.
Os treinos serão na modalidade de tiro esportivo airsoft (bolinhas de plástico) e poderão ser feitas muito mais horas de atividades do que as exigidas pela Polícia Federal. O centro de treinamento é muito bem estruturado, com ambientes que permitem simular ações urbanas de combate contra criminosos. Também haverá espaço para treinos de tiro real e até mesmo salas exclusivas para aulas teóricas.
Segundo o instrutor Rodrigo Dias da Cunha, que participará de boa parte das ações, os guardas serão treinados para realizar boas emboscadas de criminosos, buscas veiculares e abordagens. “Também vamos simular cenários de sequestros e outras situações similares, para preparar os guardas”, complementa.
De acordo com Nabas, a corporação também pretende treinar professores para saberem como agir diante de tentativas de ferir a segurança dos próprios docentes, alunos e demais pessoas do ambiente escolar.
Outros parceiros
Duas empresas doaram equipamentos necessários ao início dos treinamentos: a Tactical Maynards e a Cout Coldres, que forneceu coldres velados (suporte para deixar armas escondidas, que os guardas devem portar quando estão à paisana).