A Polícia Militar de São Paulo vai lançar, neste mês de janeiro, o aplicativo de celular “SP 190”, para a população entrar em contato em casos de emergência via App.
O objetivo do aplicativo é desafogar a central de atendimento da corporação, que chega a receber 50 mil ligações por dia, e agilizar o registro da ocorrência. No início, o sistema vai atender apenas cinco tipos de ocorrência.
Violência doméstica;
Perturbação do sossego (o que inclui os pancadões);
Disparo de alarmes;
Descumprimento das regras sanitárias da Covid-19 em estabelecimentos comerciais;
Aglomeração de pessoas durante a pandemia.
O software está em fase de testes e deve ser lançado para o cidadão no dia 5 de janeiro. Os usuários poderão baixar o aplicativo nas lojas virtuais do Play Store para celulares modelo Android e Apple Store da IOS.
O software custou cerca de R$ 200 mil e foi desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Indra.
O uso da tecnologia vai facilitar o serviço do atendente do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que é realizado por uma empresa terceirizada, o que pode gerar uma economia futura com a diminuição no volume de ligações. Antigamente, eram os próprios policiais militares quem faziam o atendimento do 190, mas, com o tempo, eles foram deslocados para outros serviços operacionais e para aumentar o efetivo de homens da corporação nas ruas.
O app possibilita que a ocorrência apareça direto na tela do despachador, diminuindo o tempo de atendimento.
O aplicativo 190 já existe em outros estados, como Paraná e Espírito Santos, e em países do exterior.
A escolha das naturezas das ocorrências que podem ser acionadas pelo aplicativo foi baseada nas que recebem o maior volume de reclamações atualmente.
Informações g1