Nova pesquisa eleitoral da Quaest para presidente, publicada nesta quarta-feira (9), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 23%, o que mostra uma vantagem do petista sobre o segundo colocado de 22 pontos percentuais (máxima de 26 e mínima de 18, considerando a margem de erro da pesquisa de dois pontos, para mais ou para menos).
Empatados em terceiro estão o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), com 7% da preferência dos eleitores entrevistados neste levantamento. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) aparecem com 2%. Estão tecnicamente empatados com a senadora Simone Tebet (MDB), que marcou 1% da preferência do eleitorado consultado. Os números variam dentro da margem de erro em cenários com menos candidatos na disputa do primeiro turno para presidente (veja abaixo).
Já na pesquisa espontânea, quando opções de candidatos não são apresentadas ao entrevistado, 48% disseram que estão indecisos em relação ao voto para presidente; 28% citaram Lula e 16%, Bolsonaro. Cenários para o segundo turno também foram consultados. De acordo com o levantamento, o petista venceria contra Bolsonaro, Moro, Ciro, Doria e Janones
O instituto também perguntou aos eleitores quem eles preferem que vença as eleições em 2022. Lula tinha a preferência de 45% e Bolsonaro, 24%. Aqueles que não gostariam que nem Lula e nem Bolsonaro vencessem a corrida presidencial somavam 25% dos entrevistados.
O potencial de voto e o conhecimento dos pré-candidatos também foram medidos. O presidente Jair Bolsonaro aparece com a maior rejeição (66%), seguido por Moro (62%), Doria (61%) e Ciro Gomes (54%). Aqueles que conhecem e não votariam no Lula somavam 43%. Os candidatos mais desconhecidos dos eleitores são a senadora Simone Tebet (76% dos entrevistados não a conheciam), o cientista político Filipe d’Ávila (Novo, 74%), o deputado federal André Janones (Avante, 72%) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD, 58%).
Via gazeta do povo