O atendimento exclusivo pelos canais remotos do INSS foi prorrogado até o dia 11 de setembro. O objetivo da prorrogação é preparar as agências para garantir um retorno gradual e seguro do atendimento presencial. As unidades, inclusive de Várzea Paulista, estão recebendo equipamentos de proteção individual e coletiva, como máscaras, luvas, álcool em gel, barreiras de acrílico nos balcões e sinalização de piso, para manter o distanciamento entre as pessoas.
Quando o atendimento presencial for retomado, será feito apenas com agendamento prévio. O cidadão poderá marcar dia e hora para ser atendido através do Portal Meu INSS (aplicativo e site) e pelo telefone 135.
Desde a suspensão do atendimento presencial, o INSS vem oferecendo uma série de alternativas e a suspensão de prazos, para não prejudicar os segurados. Veja abaixo os detalhes:
Atendimento remoto:
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Portal Meu INSS: disponível por aplicativo para celulares e pelo site gov.br/meuinss, oferece mais de 90 serviços a distância. Mais detalhes aqui.
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Central Telefônica 135: disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, orienta os cidadãos, faz inscrição na Previdência Social e dá entrada em pedidos.
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Plantão de atendimento: esclarece dúvidas sobre como utilizar os canais remotos, pelo e-mail plantaogexjdi@inss.gov.br.
Exigência Expressa:
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Serviço oferecido aos segurados que fizeram algum pedido ao INSS e precisam cumprir exigências (apresentar documentação complementar), mas não têm facilidade de fazer isso pela internet. Só não pode ser usado para pedidos de auxílio-doença com documento médico. Mais detalhes aqui.
Suspensão de prazos:
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O benefício solicitado não será negado por falta de documentação complementar enquanto as agências estiverem fechadas, pois o prazo para o cumprimento de exigências está suspenso;
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Nenhum benefício será bloqueado, suspenso ou cessado por falta de prova de vida. O prazo está suspenso até o fim de setembro e poderá haver prorrogação.
Antecipação parcial de benefícios
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Até 31 de outubro, há possibilidade de antecipação de um salário mínimo, no caso de auxílio-doença, e R$ 600, no caso de Benefício de Prestação Continuada. Os detalhes sobre como enviar o atestado médico para receber a antecipação do auxílio-doença podem ser consultados neste passo a passo.
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Além disso, alterou-se para seis o limite máximo de pedidos de prorrogação que, ao serem efetivados, gerarão prorrogação automática do auxílio-doença. Mais detalhes aqui.
Pagamento facilitado
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A mudança da forma de pagamento de cartão magnético para conta-corrente agora pode ser feita diretamente pelo Meu INSS. Mais detalhes aqui.
Cadastro de procuração facilitado
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O cadastro de procuração ou termo de tutela e curatela no INSS agora pode ser feito pelos canais remotos, para fins de recebimento de valores em nome do beneficiário.
Prova de vida facilitada
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A prova de vida de beneficiário com 60 anos ou mais pode ser feita no banco, sem o prévio cadastramento no INSS da procuração, de termo de tutela ou curatela. Mais detalhes aqui.
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Início do projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Mais detalhes aqui.