Entre os dias 3 e 7 de outubro, ocorreu em Campo Limpo Paulista a Semana do Idoso, uma semana com ações que foram realizadas em alusão ao 1 de Outubro, instituído como o Dia Internacional do Idoso, uma data que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
A abertura oficial da Semana do Idoso aconteceu na última segunda-feira (3), com três atividades pela cidade. Pela manhã, foi realizada uma caminhada no Complexo Esportivo Municipal, logo em seguida no CRAS Leste, o Grupo Conviver se apresentou com uma coreografia artística, e para fechar o dia, a Profª Claudete da Silva, realizou uma palestra sobre cuidados e prevenção de quedas na ETEC de Campo Limpo Paulista.
Já na terça-feira, no CRAS Botujuru, o coordenador do Procon de Campo Limpo Paulista, Alexandre Amorim, ministrou uma palestra sobre Violência Financeira, Patrimonial e Empréstimo Consignado. Durante a quarta-feira, a Sala Multiuso do Ginásio de Esportes, recebeu a professora Simone Pavam, para uma conversa sobre obesidade na terceira idade. E para finalizar a Semana do Idoso com chave de ouro, a Profª Lucianie Esperança realizou um bate papo sobre Envelhecimento Ativo e Saudável na última quinta-feira na Sala Multiuso.
A professora Simone Pavam, que foi palestrante sobre obesidade na terceira idade, comenta como é importante uma ação como essa. “A minha palestra teve como objetivo conscientizar os idosos sobre a importância de manter uma alimentação saudável, se manterem ativos com a prática de exercícios físicos e estarem sempre se socializando, pois nessa fase da vida, após 60 anos, a obesidade pode agravar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol, problemas nas articulações como artrite e artrose”, afirma.
“Através das nossas palestras esportivas, a gente procura mostrar para os idosos que a prática de exercícios físicos, contribuem para uma melhora considerável na maneira de viver. E claro, procuramos mostrar para eles que ao chegar nessa idade, não significa somente perder, mas pelo contrário, que com uma rotina esportiva ativa, mas com que eles consigam ter uma vida muito mais alegre”, completa a professora Lucianie Esperança.