Contraturno escolar supre demanda de pais no pós-pandemia

Atividades são desenvolvidas no período oposto ao da escola

Alunos da Escola Cristã Jundiaí aprovam as atividades artísticas do contraturno

Um grande desafio na vida de todos os pais é encontrar atividades para as crianças antes ou depois do horário escolar. Para a maioria, conciliar as obrigações profissionais e da vida com os deveres de pai e mãe pode ser desafiador.

Porém, muito se especula a respeito das atividades extracurriculares, em especial, as realizadas no contraturno escolar, que é o período em que os alunos podem ficar na escola fora do horário convencional de aulas e desenvolver práticas complementares.

A demanda por esta opção vem aumentando, especialmente após a pandemia pois, além de ocupar o período da rotina em que os responsáveis estão trabalhando, o contraturno escolar é uma forma de garantir a assistência profissional no desenvolvimento das crianças, em um ambiente seguro e com o qual elas e os pais já estão familiarizados.

A longo prazo, especialistas defendem que estudar no contraturno será um diferencial na vida dos estudantes, que saberão se organizar e autogerenciar o seu tempo e seus estudos, por exemplo. ”Vemos que é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida como determinação, organização, persistência e foco. Além disso, a estimulação do desenvolvimento das habilidades socioemocionais é evidente. O resultado é a formação de cidadãos melhores”, explica a diretora da Escola Cristã Jundiaí, Rosângela Jayme.

Aos pais que ficam em dúvida sobre os benefícios da modalidade, listamos algumas a seguir:

Favorece um melhor aproveitamento do tempo ocioso: Um período que poderia se tornar ocioso e passado em frente à TV ou do computador, se torna mais produtivo. No contraturno a criança terá atividades direcionadas especificamente para sua faixa etária, praticando esportes, aprendendo outras línguas, em contato com arte, realizando atividades manuais e criando laços com outras crianças.
Melhora o rendimento escolar: As atividades após o período escolar contribuem para ampliar e diversificar os objetivos das aulas curriculares. O rendimento dos pequenos aumenta e ainda há melhora da concentração e do processo de aprendizagem, uma vez que proporciona um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades extras.
Supre as necessidades extracurriculares: Praticar esportes e desenvolver habilidades artísticas e culturais é relevante para o desenvolvimento integral do aluno e apresenta novos assuntos, além de fortalecer habilidades que não são tão evidenciadas no curso regular.
Dá tranquilidade aos pais: Os pais podem trabalhar tranquilos sabendo que os filhos estão sob cuidados de profissionais preparados e cuidadosos, em um ambiente acolhedor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +