Bloqueio do Bolsa Família provoca filas

Beneficiários do programa Bolsa Família fizeram uma fila na frente da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em Salvador, desde as primeiras horas desta segunda-feira (24). As pessoas reclamaram que tiveram o benefício bloqueado.

Segundo os beneficiários, o bloqueio foi informado pelo governo federal através de uma mensagem disparada pelo celular.

De acordo com a coordenadora da Sempre, Neyla Menezes, mais de 86 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado em Salvador, por que disseram que moram sozinhas e passaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022.

“Essas famílias se encontram com benefício suspenso por causa de um processo de averiguação do Ministério. A orientação é de que elas procurem as unidades, são 28 postos disponíveis, e elas podem entrar no site, no intuito de regularizar a situação e conforme análise do Ministério, o benefício será revertido”, disse.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse grupo tem até 13 de junho para recadastrar as informações e demonstrar que, de fato, preenche os requisitos para acessar o benefício.

O aviso do bloqueio do benefício foi enviado pelo aplicativo do Cadastro Único e por SMS. Quem não atualizar as informações ou comprovar que mora sozinho pode ter o Bolsa Família suspenso de forma definitiva.

A Coordenadora da Sempre relatou os documentos que devem ser apresentados nos locais:

Comprovante de residência atualizado;
Documento de identificação;
Documentação de todos os dependentes (em caso de existir outras pessoas da família).
Se o beneficiário comprovar que compõe uma “família de uma pessoa só” e tem direito ao benefício, essas parcelas bloqueadas serão depositadas de forma retroativa.

A mensagem enviada tem o seguinte formato (sem acentuação e pontuação):

“Mensagem do Bolsa Família: benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 – motivo: ave unipessoal cód. P1-76”.

Via g1

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +