Akira, gato-palheiro fêmea nascida na Mata Ciliar, foi transferida para uma instituição de conservação da espécie

Ameaçado de extinção, o gato-palheiro, é um dos felinos menos estudados da fauna brasileira. Dessa forma, a fêmea ‘Akira’, que nasceu na Mata Ciliar, foi transferida para uma instituição que trabalha com a conservação da espécie, para uma tentativa de pareamento com um macho, sendo parte de um projeto para a perpetuação dos gatos-palheiro.

Akira completou um ano de vida em julho, recebendo o cuidado maternal de sua mãe, a Kitami, se desenvolvendo de forma saudável e estimulando instintos naturais. “Esperamos que tenham sucesso na reprodução. Além disso, também será importante para termos uma maior diversidade genética da espécie, fator crucial para combater a extinção”, explica Karine Ferreira, veterinária da Mata Ciliar.

Antes de ser transferida, Akira passou por um check-up clínico completo, com medição de peso, de tamanho, análises de raio-x e ultrassom, além de coleta e exame de sangue.

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +