Vigilância Sanitária alerta para população não consumir água de minas

Segundo o alerta da Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente, o consumo de água não tratada das minas pode causar doenças.

A Vigilância Sanitária e a Secretaria de Meio Ambiente emitiram um alerta para a população de Campo Limpo Paulista sobre o uso de água das minas da cidade. De acordo com os departamentos, o consumo dessa água não é recomendável. Essa água, segundo os especialistas, não atende aos padrões de potabilidade para o consumo humano.

O monitoramento é feito regularmente e, em meio a análises realizadas, os resultados confirmaram que não é seguro o consumo dessa água. No estudo, a maioria das minas apresentaram parâmetros insatisfatórios, que podem causar doenças e riscos à saúde. Há grande possibilidade de contaminação em áreas urbanas, por fezes, produtos químicos, restos de animais, lixos, esgotos e outros.

A Chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, Mônica Ota, alerta que a água pode parecer limpa e pura, mas pode estar contaminada. “Recentemente, foram encontrados microrganismos como a Escherichia Coli em algumas análises, o que indica a presença de fezes na água. Apesar de análises de potabilidade serem realizadas, a qualidade da água não pode ser garantida, uma vez que ela é uma fonte natural e não passa por nenhum controle ou tratamento. A água pode sofrer interferências a qualquer momento, podendo estar adequada em um dia e contaminada no outro”, explica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +