Na última sexta-feira (13), os Guardas Municipais de Jundiaí, GMs Felipe, Squioser e Mantovani, foram acionados para atender a uma denúncia anônima.
A equipe foi informada de que uma idosa estava sendo vítima de maus-tratos no bairro Vila Cristo, em Jundiaí.
Os guardas se deslocaram até o endereço, onde vizinhos apontaram o imóvel em que a idosa se encontrava.
Ao se aproximar do portão, a equipe notou que a porta da sala estava aberta e conseguiu fazer contato visual com a idosa, que permitiu a entrada dos guardas no imóvel.
Quando os guardas adentraram o imóvel, foi constatado que a idosa de 86 anos estava em situação evidente de maus-tratos.
A idosa, que usa fraldas, estava há três dias sem receber nenhum cuidado sequer, toda urinada e defecada.
Questionada, a idosa disse que seu filho era responsável por cuidar dela e que deveria vir todos os dias à casa dela; porém, isso não estava ocorrendo.
Durante o atendimento da ocorrência, funcionários da UBS do bairro chegaram ao local e prestaram atendimento à idosa. Posteriormente, a equipe do SAMU foi acionada e levou a idosa para o hospital.
Os guardas municipais fizeram contato com o filho da vítima, que se recusou a comparecer ao local. A equipe fez contato com uma assistente social, que localizou uma sobrinha da vítima, que ficará responsável por cuidar da idosa.
O caso foi registrado na delegacia da polícia civil, e o responsável pela idosa responderá pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz.