Trump proíbe transgêneros em esportes femininos; saiba mais

Atletas celebraram junto ao presidente dos EUA a ordem executiva

Trump assina ordem executiva proibindo atletas transexuais em esportes femininos Foto: EFE/EPA/FRANCIS CHUNG / POOL

O presidente dos Estados Undiso, Donald Trump, por meio de uma ordem executiva, proibiu a participação de atletas transgêneros em competições esportivas femininas. A instituição que permitir homens biológicos em ligas femininas estará desrespeitando o Título IX, a lei que igualdade de gênero nas atividades de caráter educacional nos EUA. A violação poderá custar a perda de financiamento federal.

A medida do republicano desconstrói políticas de Joe Biden, que é acusado de promover a inclusão de homens biológicos em atividades esportivas femininas. Trump enxerga a mudança como um meio de reestabelecer a justiça nas competições esportivas.

O presidente americano comentou o caso envolvendo a nadadora de 24 anos, Riley Gaines, que denunciou a participação de Lia Thomas, mulher trans, em competições femininas.

– Riley foi uma atleta consagrada, 12 vezes premiada no circuito universitário dos EUA, e dedicou incontáveis horas treinando na piscina. Ela abriu mão de tudo e deu o máximo de si, mas a liga a obrigou a dividir o pódio com um nadador masculino, que tomou seu troféu enquanto a mídia aplaudia essa glória roubada – declarou Trump.

Gaines contou que a participação de Thomas nas ligas femininas subtraiu a motivação das competidoras e gerou constrangimento nos vestiários.

– Hoje, as atletas podem treinar sem medo de perder seus sonhos devido às diferenças biológicas entre homens e mulheres – disse Gaines, reconhecendo a importância da medida adotada por Trump.

fonte: pleno.news

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +