HSV aumenta em 21% número de atendimentos pelo programa de Assistência Domiciliar

Os dados são comparativos entre os anos de 2023 e 2024

Equipe multidisciplinar é responsável pela assistência domiciliar
Com uma equipe multiprofissional e especializada de 14 profissionais, o Programa de Assistência Domiciliar (PAD) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) registrou um crescimento de 21% no número de atendimentos entre 2023 e 2024. Segundo a coordenadora assistencial do serviço, Mirli Carolina S. Ribeiro, o PAD, formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, desempenha um papel estratégico no hospital, contribuindo para a desospitalização no momento adequado e de maneira segura, garantindo continuidade ao cuidado no ambiente domiciliar.

Do ponto de vista de gestão, isso agrega valor com o aumento do giro de leitos, ajudando a otimizar o uso dos recursos e permitindo uma gestão mais eficiente do sistema de saúde, contribuindo para a desocupação mais rápida de leitos, redução da taxa de ocupação hospitalar, prevenção de complicações e internações prolongadas desnecessárias, oferecendo apoio ao paciente de alta complexidade ou crônicos no ambiente domiciliar”, explica Mirli.

Alinhado aos princípios organizacionais, o foco é, principalmente, na experiência do paciente. O atendimento domiciliar oferece diversos benefícios para os pacientes e familiares, tanto no âmbito físico quanto emocional. Os familiares são parte importante no processo de promoção à saúde, contribuindo para a manutenção da capacidade funcional dos pacientes. Atualmente, 109 pacientes são beneficiados pelo programa.

Receber cuidados em casa proporciona um ambiente familiar e mais acolhedor, o que pode reduzir o estresse, a ansiedade e a sensação de despersonalização que muitos pacientes sentem ao serem atendidos em hospitais ou clínicas. Estudos mostram uma tendência na melhor e mais rápida recuperação quando estão no conforto de suas casas, devido ao ambiente tranquilo e à presença de familiares e amigos. Outro ponto importante é que hospitais são locais com grande concentração de agentes infecciosos, e no atendimento domiciliar essa exposição é reduzida.

“Esses benefícios tornam o atendimento domiciliar uma escolha muito vantajosa, especialmente para pacientes com doenças crônicas, idosos ou aqueles que necessitam de cuidados contínuos, mas não precisam mais estar internados”, reforça Mirli.

“O crescimento do Programa de Assistência Domiciliar reflete o compromisso do HSV em oferecer um atendimento humanizado e eficiente, sempre focado na qualidade de vida dos pacientes. Garantir que o cuidado continue no ambiente domiciliar, com segurança e suporte especializado, não só melhora a experiência dos pacientes e familiares, mas também fortalece a sustentabilidade do nosso sistema de saúde. Esse avanço mostra o impacto positivo do serviço, reforçando nosso papel na promoção da desospitalização responsável e no uso otimizado dos recursos hospitalares. Seguimos empenhados em expandir e aprimorar essa assistência, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar desse modelo de cuidado que une eficiência, acolhimento e segurança”, concluiu Matheus Gomes, superintendente do Hospital São Vicente.

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