No período de 17 a 21 de fevereiro, as equipes de saúde estarão percorrendo as residências dos bairros Olaria, Pitangal, Recreio More e Pinheirinho, para orientar e vacinar moradores que não tomaram a dose contra Febre Amarela.
O público-alvo da ação de casa em casa são moradores de Jarinu de 9 meses até 59 anos não vacinados contra Febre Amarela.
A vacina contra Febre Amarela também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, para aplicação sem agendamento de segunda a sexta-feira, e deve ser tomada por munícipes da faixa etária de 9 meses até 59 anos que nunca tenham tomado a vacina. É importante portar a caderneta de vacinas e documento original (CPF ou SUS) no ato da vacinação.
No caso de crianças a partir de 6 meses, gestantes, mulheres amamentando bebês até 6 meses, doentes crônicos e idosos com 60 anos ou mais, a indicação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação da aplicação da vacina.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevinível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).
Um indicativo de alerta são macacos mortos, pois podem sinalizar a presença do vírus na região. Os macacos não transmitem a Febre Amarela, mas também se infectam, adoecem e morrem.
Portanto, caso algum munícipe encontre macaco morto, deverá entrar em contato com a Zoonoses de Jarinu via telefone (11) 94364-1868.