Edicarlos lidera movimento por aumento de vagas no Hospital Regional
Parlamento regional articula ampliação de atendimentos de saúde em Jundiaí
Na manhã desta quarta-feira (10), os presidentes das Câmaras Municipais que integram a Região Metropolitana de Jundiaí se reuniram com a direção do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo para entender melhor a grave situação de superlotação, a falta de leitos e as dificuldades de vagas tanto para Jundiaí quanto para os municípios vizinhos. O grupo buscou informações sobre os desafios enfrentados pelo hospital e dialogou em busca de caminhos que garantam um atendimento digno à população de toda a região.
O encontro foi conduzido pelo superintendente Amauri Liba, acompanhado pela diretora de Regulação e Controle, Dra. Lucimar Moraes Lima, pelo diretor de Operações, Marcel de Oliveira, e pelo diretor técnico, Dr. José Celso Giordan Cavalcanti Sarinho. Durante a conversa, os representantes do hospital apresentaram a realidade enfrentada atualmente: o São Vicente conta com 242 leitos, mas atende em média 317 pacientes, número que ultrapassa sua capacidade física. Apesar disso, o HSV se mantém como o hospital mais resolutivo da região, sendo referência no atendimento a casos de alta complexidade.
Também foram debatidos temas como a gestão do Hospital Regional, que pertence à Prefeitura de Jundiaí mas está sob administração estadual, além da falta de vagas de alta complexidade, como infartos e AVCs, que acabam sendo atendidos em pronto atendimentos municipais por não haver leitos disponíveis.
O encontro foi articulado pelo Parlamento Regional Intermunicipal, presidido por Edicarlos Vieira, vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, e contou com a presença dos presidentes das Câmaras de Itatiba, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. O objetivo foi ouvir a administração do hospital sobre as demandas existentes, compreender as limitações atuais e buscar alternativas para ampliação dos atendimentos.
Para Edicarlos Vieira, a reunião demonstra a força da atuação conjunta entre os legislativos municipais. “Precisamos de respostas claras sobre a fila de espera, os critérios para liberação de vagas e a gestão do Regional. O São Vicente é referência regional, mas a sobrecarga impacta a população de todas as cidades. Buscamos soluções reais para ampliar leitos e melhorar o atendimento”, afirmou. O presidente destacou ainda que essa mobilização é uma semente plantada para que, no futuro, a região tenha uma estrutura de saúde mais forte e autônoma.
Próximos passos
Após esse diálogo para entendimento das demandas e dificuldades do hospital, o Parlamento Regional definiu que agora buscará respostas e soluções junto ao Governo do Estado, com o objetivo de garantir a ampliação do atendimento do Hospital Regional e a destinação adequada de recursos para a saúde pública da região.
União pela saúde regional
O encontro foi articulado pelo Parlamento Regional Intermunicipal, presidido por Edicarlos Vieira, vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, e contou com a presença dos presidentes das Câmaras de Itatiba (David Bueno), Cabreúva (Rodrigo Santi), Jarinu (Rogério Sapão), Louveira (Kaká Rodrigues) e Várzea Paulista (Dr. Eliseu Notário). Houve apenas duas ausências: Marcão Marchi, presidente da Câmara de Itupeva, e Tonico, presidente da Câmara de Campo Limpo Paulista. O objetivo foi ouvir a administração do hospital sobre as demandas existentes, compreender as limitações atuais e buscar alternativas para ampliação dos atendimentos.