K-9 do Canil de Jundiaí faz história e entra para o Grupo de Busca e Resgate de pessoas.

Neste domingo (10), a K9 Cali, do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, foi submetida a um teste de certificação de nível 2 de mantrailing (busca de pessoas desaparecidas).

Nesta avaliação, a K9 foi submetida a diversas situações com a finalidade de comprovar a efetividade de seu trabalho. Dentre as atividades propostas nesta avaliação, algumas de grande dificuldade foram:

– Trilha envelhecida, na qual a pessoa desaparecida passou pelo local pelo menos 48 horas antes do início da busca do cão. Foi um longo trajeto de trilha urbana, passando por distrativos ao longo do percurso, como cruzamentos e avenidas, outros cães latindo, pessoas diversas, barulhos intensos e inúmeras outras situações que chamariam a atenção de qualquer cão. Porém, a K9 Cali se manteve focada no seu trabalho e superou todas as adversidades do percurso, localizando a pessoa que estava procurando utilizando somente um item pessoal do desaparecido.

– Desaparecido sem trilha, na qual a K9 Cali precisou indicar, em um grupo de muitas pessoas, a qual pertencia um objeto que lhe foi apresentado, servindo esse teste para comprovar a precisão do trabalho do cão na indicação da pessoa exata que está procurando.

– Trilha fragmentada, na qual simula-se a situação de alguém que desapareceu, andou até certo ponto e lá embarcou em algum ônibus. A K9 tem a missão, juntamente com a equipe, de desembarcar em cada ponto de parada do percurso e reiniciar o trabalho, indicando se lá tem o odor da pessoa que está procurando e continuar a trilha, ou se não tem o odor, retornando à viatura e reiniciando no próximo ponto, até que identifique onde a pessoa desembarcou e siga até localizá-la.

Com a certificação alcançada na data de hoje, a K9 Cali, do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, passa a fazer parte de um seleto rol de cães oficialmente certificados na modalidade de mantrailing por uma instituição oficial, o GBR (Grupo de Busca e Resgate), liderado por Ana Beatriz Albernaz, única pessoa no Brasil com autorização do VBSAR (E.U.A) para certificar cães nessa modalidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +