Luiz Fernando Machado participa de Encontro Internacional do Agro Fava SoftRipe 2025

O Encontro Internacional do Agro Fava SoftRipe 2025, realizado nesta sexta-feira (21), em Jundiaí, reuniu representantes de 14 países que vieram conhecer de perto a tecnologia brasileira de maturação desenvolvida pela Bananas Fava — o sistema SoftRipe®️, já utilizado internacionalmente e reconhecido pelo setor como um dos processos mais eficientes e naturais de amadurecimento de frutas. O ex-prefeito e atual secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Luiz Fernando Machado participou do evento.

A programação incluiu visita técnica, networking com empresas do agro e reconhecimento de novas estruturas da empresa, que é referência nacional pela qualidade e pelo pioneirismo no manejo da maturação de frutas. A tecnologia SoftRipe®️ foi idealizada por Carlos Fava, com apoio de parceiros e do técnico Valdir de Bortoli, em um processo iniciado em 2006 e concluído em 2016. O sistema controla os gases produzidos pela própria fruta, proporcionando amadurecimento natural, maior doçura, aumento da durabilidade e redução da acidez — um diferencial que vem chamando a atenção do mercado de frutas tropicais no Brasil e no exterior.

Embora a Bananas Fava não realize exportação — devido à alta demanda do mercado interno — a tecnologia desenvolvida pela empresa ultrapassou fronteiras e já é aplicada em outros países, inclusive no processamento de mangas e avocados. Hoje, a empresa emprega 340 colaboradores, comercializa 50 mil toneladas de bananas por ano e desempenha papel essencial no abastecimento nacional de uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Em 2024/2025, a banana foi o item mais vendido nos supermercados, superando pão e cerveja.

“A história da Fava é a prova de que trabalho, conhecimento e visão de futuro podem transformar setores inteiros. Quando uma empresa brasileira desenvolve tecnologia própria, ela não apenas cresce: ela inspira”, explicou Luiz Fernando Machado, e ainda reforçou a importância do agronegócio para a economia do Brasil.

Carlos Fava, fundador do grupo, reforçou a importância do trabalho e dos colaboradores ao longo dos 55 anos da empresa. “São 340 colaboradores que ajudaram a construir a empresa que hoje tem o diferencial do sistema de maturação controlado. É um sonho, que começou pequeno, numa bicicleta e agora é uma grande indústria internacional”, explicou.
Ele ainda adiantou que a Bananas Fava anunciou que planeja ampliar o Centro de Distribuição já no próximo ano, com a construção de novas câmaras, reforçando sua capacidade produtiva e seu compromisso com a modernização contínua do setor.

O encontro consolida Jundiaí como polo de inovação no agro e reforça a importância de iniciativas que unem ciência, produção e visão estratégica para levar tecnologia brasileira ao mundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +