Eleições 2026: mais de 3,4 milhões de eleitores estão com título cancelado em São Paulo; veja o que fazer
Documentos foram cancelados por falta injustificada às urnas e ausência ao chamado para cadastramento biométrico obrigatório em diversos municípios paulistas entre 2010 e 2019
Mais de 3,4 milhões de eleitoras e eleitores estão com o título pendente de regularização no estado de São Paulo. Somente na capital, há mais de 650 mil pessoas nessa situação, o equivalente a 19% do total. Aqueles que não votaram, não justificaram a ausência em três turnos consecutivos de eleição nem regularizaram a situação por meio do pagamento de multa tiveram o documento cancelado. O cancelamento do título também ocorreu por ausência à revisão biométrica, caso das pessoas que não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento obrigatório das digitais nestes municípios entre 2010 e 2019.
As eleitoras e os eleitores que estiverem com o título cancelado deverão requerer revisão ou transferência em um cartório eleitoral ou no Autoatendimento Eleitoral, instruindo o requerimento com a documentação necessária à sua apreciação. Se a pessoa tiver registrado ou utilizado a biometria pela última vez há mais de dez anos, o sistema emitirá aviso para comparecimento presencial ao cartório. Somente os eleitores com título e biometria em dia podem acessar todas as opções virtualmente.
No estado de São Paulo, quem está nessa situação pode ser atendido presencialmente em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral à qual seu título está vinculado (consulte o cartório mais próximo de sua residência). É necessário fazer agendamento prévio pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) antes de ir ao cartório. A eleitora ou o eleitor que comparecer a uma das unidades deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente, emitido nos últimos três meses.
A regularização após o cancelamento do título é feita mediante o pagamento de eventuais multas no valor de R$ 3,51 por turno em que a pessoa deixou de votar ou de justificar a ausência. Para consultar a situação do título, basta acessar a página de Autoatendimento (clicar na aba “Título Eleitoral” e, na página seguinte, na opção 6, “Consultar situação eleitoral”) ou o aplicativo e-Título (clicar em “Mais opções” na barra inferior da tela).
Caso tenha multa, o pagamento também pode ser feito, inclusive via Pix, por meio do Autoatendimento (clicar em “Débito Eleitoral”, informar os dados e, em seguida, escolher uma das opções: “Emitir Boleto” ou “Pagar via Pix”) ou pelo aplicativo (“Mais opções” e depois “Pagar Multa Eleitoral”).
- Eleições 2026: saiba como tirar ou regularizar o título de eleitor; prazo acaba em três meses
- Eleições 2026: confira as principais datas e regras do pleito
- Primeiro título: jovens de 15 anos podem tirar o documento até 6 de maio
Serviços como pedidos de emissão de primeiro título, alteração de dados cadastrais, transferências e regularizações poderão ser feitos até 6 de maio de 2026. Após essa data, os serviços ficarão suspensos até a conclusão dos trabalhos de apuração, em âmbito nacional.
Nos meses próximos ao fechamento de cadastro, principalmente entre abril e maio, o atendimento ao eleitor costuma ficar sobrecarregado. Por isso, o TRE-SP orienta eleitoras e eleitores a não deixar para buscar atendimento de última hora, evitando eventuais filas.
Mais informações: imprensa@tre-sp.jus.br

