
Na última sexta-feira (29), 53 crianças da EMEB Floriza Volpe participaram da ação “Feira para Todos”, realizada na feira livre do bairro Retiro. A atividade faz parte da programação da Semana do Feirante, que iniciou na última segunda-feira (25).
A ação foi organizada pela Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo em parceria com a escola. A proposta é aproximar os alunos do ambiente da feira, despertando o interesse pela alimentação e valorizando os produtos frescos oferecidos pelos feirantes.
Durante a visita, as crianças receberam dinheiro cenográfico e puderam simular a compra de frutas. Na escola, os alimentos adquiridos se transformaram em uma salada de frutas preparada coletivamente, reforçando a importância da alimentação saudável.
Segundo Daniele Abe, chefe de Fiscalização do Departamento de Abastecimento, a iniciativa já está em sua terceira edição e tem como objetivo resgatar a tradição das famílias frequentarem a feira. “Essa ação é muito especial porque as crianças têm contato direto com frutas, verduras e legumes, e aprendem na prática. Queremos retomar o hábito, um pouco perdido, de os pais levarem os filhos às feiras. É um projeto que pretendemos expandir para todas as escolas do município”, destacou.
Além do contato com os alimentos e com os feirantes, a proposta possibilita o desenvolvimento de diferentes aprendizagens. De acordo com Juliana Regina Mendes Bergamo, coordenadora da EMEB, o trabalho conecta o conteúdo pedagógico à vivência prática. “A visita à feira é um projeto rico, que traz aprendizagem significativa para as crianças. Trabalhamos conceitos de matemática, português e conhecimentos gerais, com listas, escrita dos nomes das frutas e quantidades a serem compradas. Depois, esse aprendizado se concretiza com a preparação da receita da salada de frutas”, explicou.
O Projeto Feira para Todos também é realizado em outras ocasiões, como na Semana do Idoso, quando grupos de pessoas idosas de instituições do município são convidados a participar de visitas à feira, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. A ideia é expandir o projeto também para outras EMEBs.