920 pessoas deixaram de tomar a 2º dose da vacina contra a Covid-19 na data agendada

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Número de faltosos desde o começo da vacinação em Várzea Paulista é considerável; especialistas afirmam que é muito importante tomar a segunda dose para ter os efeitos desejados

Um número chama a atenção nos registros da vacinação contra a Covid-19 em Várzea Paulista, feitos pela Unidade Gestora Municipal de Saúde da Prefeitura: desde 10 de janeiro, quando se iniciou a vacinação na cidade, 920 pessoas (735 idosos e 185 funcionários da área da saúde) já faltaram no dia e horário marcados para a segunda dose da vacina. Essa é a informação presente no registro até a última segunda-feira (12). Não tomar a segunda dose é totalmente contraindicado por médicos, pois, entre uma dose e outra, a totalidade dos anticorpos que as duas doses geram ainda não está formada e pode haver quadro grave da doença, que às vezes leva a óbito.

Além disso, a necessidade de eventuais internações de quem deixou de tomar a segunda dose pode impactar o já sobrecarregado sistema de saúde pública de nossa região. A equipe de Atenção Básica à Saúde, da Unidade Gestora de Saúde, está fazendo contato com os faltosos para evitar todos esses problemas e garantir que tomem a segunda dose o quanto antes.

Também há a possibilidade de que quem faltou entre em contato com o departamento, por meio do telefone 4606-8112, para reagendar a segunda dose. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

CoronavírusVacinaçãoVárzea Paulista
  • Saúde