Como parte da estratégia de prevenção contra a Febre Amarela, a Prefeitura de Jundiaí realizou neste sábado (26) mais uma ação de vacinação casa a casa. A atividade foi conduzida pelas equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maringá, que percorreu os bairros Jardim Copacabana e Jardim Ipanema com ações porta a porta.
A mobilização inclui a verificação das carteirinhas de vacinação dos moradores, aplicação da vacina contra a Febre Amarela para quem ainda não foi imunizado e orientações sobre cuidados preventivos, especialmente para quem frequenta áreas com maior presença de mata.
A ação integra o cronograma contínuo de visitas domiciliares realizadas pela Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e conscientizar a população sobre os riscos da doença, principalmente em regiões próximas à Serra do Japi.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, “a estratégia de vacinação casa a casa contra a Febre Amarela é crucial para garantir a proteção da população, principalmente nas áreas rurais e de mata. A vacina é a forma mais eficaz de proteção e controle da febre amarela, uma doença com alto nível de letalidade”.
A vacina contra a Febre Amarela está disponível gratuitamente durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de cinco anos. Já crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde desde 2020.
Devido ao atual cenário epidemiológico, todos os moradores ou pessoas que circulam por Jundiaí estão sendo vacinadas a partir dos seis meses de idade.