Na manhã desta quinta-feira (14), os alunos do nono ano da Escola Estadual Mitiharu Tanaka participaram de uma ação especial, na qual conheceram a Casa da Memória, a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal. O trabalho, desenvolvido pelos professores José Moreyra de Oliveira e Silvia Valéria de Jesus, tem como objetivo aproximar os jovens da história da cidade, fortalecendo o vínculo com o patrimônio municipal.
Para a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural de Várzea Paulista, Tânia Maura, responsável por guiar os jovens pela Casa da Memória, a educação patrimonial é essencial. “Várzea tem uma história que vai além da sua emancipação. Conhecer esse legado reforça a identidade dos adolescentes e a conexão com a cidade”, destaca.
De acordo com o professor de Português e Inglês, José Moreyra, a iniciativa envolve aproximadamente 50 alunos, mas a intenção é expandir o projeto. “Começamos com os alunos do nono ano, mas queremos chegar até os do sexto”, relata. “Muitos alunos não conhecem seu bairro, o nome da rua onde moram e não têm vínculo com a cidade. Acreditamos que a Casa da Memória possa despertar esse sentimento de pertencimento”. Para a professora de Matemática, Silvia Valéria, o passeio reforça a importância de conhecer onde se vive. “Para a educação, a valorização cultural também é fundamental. Quando o jovem adquire mais cultura, seu conhecimento educacional se amplia”, afirma.
Casa da Memória
A Casa da Memória de Várzea Paulista está localizada na Av. Ipiranga, 151 – Centro. O agendamento de visitas deve ser feito pelo telefone (11) 4595-2649.