A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí reforçou, nas últimas semanas, seu trabalho de combate à criminalidade e retirou de circulação criminosos de alta periculosidade, em ações que resultaram na prisão de um acusado de estupro de vulnerável e de um ladrão de motocicleta que vinha aterrorizando vítimas na região. As prisões ocorreram antes do período natalino, fruto de investigações qualificadas e diligências contínuas conduzidas pela equipe da especializada.
Em uma das ações, a Polícia Civil prendeu, no município de Cabreúva (SP), um homem acusado de abusar sexualmente de duas crianças. O suspeito era procurado pela Justiça do Estado do Paraná e contra ele havia dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de estupro de vulnerável. Após ser localizado e detido, o acusado foi encaminhado ao Centro de Triagem, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando a transferência para o estado de origem, onde responderá pelos crimes.
Em outra frente de atuação, a DIG esclareceu um roubo de motocicleta ocorrido no dia 16 de outubro de 2025, quando dois indivíduos subtraíram uma moto modelo XTZ 250 Lander mediante grave ameaça com o uso de arma de fogo. A partir do registro da ocorrência, os investigadores iniciaram diligências ininterruptas e empregaram técnicas avançadas de investigação, que resultaram na identificação de um dos autores do crime.
Com base nas provas reunidas, a Polícia Civil representou pela prisão temporária do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário. As investigações apontaram ainda que o suspeito havia sido preso em flagrante poucos dias antes por crimes semelhantes, mas acabou sendo colocado em liberdade após audiência de custódia. Nesta semana, os policiais civis cumpriram o mandado judicial, prendendo o investigado, que foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, onde permanece à disposição da Justiça.
As ações foram coordenadas pelos delegados Dr. Roberto Souza Camargo Júnior e Dr. José Ricardo Arruda Marchetti, que destacaram a intensificação das diligências neste fim de ano, com foco tanto no combate aos crimes contra o patrimônio quanto na repressão rigorosa aos crimes de violência sexual.
A Polícia Civil ressaltou que o trabalho da DIG tem como objetivo garantir mais segurança à população, especialmente neste período, reforçando que a colaboração da sociedade, por meio de denúncias, é fundamental para a identificação e prisão de criminosos.