Foram 1.249 pacientes atendidos em 2025, contra 1.023 no mesmo intervalo de 2024.
O levantamento confirma que, mesmo sendo responsabilidade de cada município estruturar o atendimento à sua população, Várzea Paulista acolhe de forma expressiva pacientes de cidades vizinhas — como Campo Limpo Paulista — sem comprometer a qualidade do serviço prestado aos moradores locais.
O diretor da UPA, Paulo Ernesto Rahal Gianini reforça a diretriz institucional:
“Estamos orientados a acolher e atender a todos, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito, e atuamos diariamente com esse compromisso.”
O aumento na procura pelos serviços de urgência e emergência de Várzea Paulista pode estar relacionado aos desafios enfrentados pelo Hospital das Clínicas de Campo Limpo Paulista, com a negativa de renovação contratual da administradora que alega que a Prefeitura não tem feito
o repasse dos recursos financeiros. Esse cenário destaca ainda mais a importância de investimentos contínuos e planejamento estratégico na saúde pública.
Com olhar voltado para o futuro, Várzea Paulista avança nas obras do novo Hospital Municipal, que já ultrapassaram 70% de execução. A nova unidade vai modernizar e ampliar a capacidade de atendimento, fortalecendo a estrutura de saúde da cidade e contribuindo para toda a região.