O Cras da Mata Ciliar recebeu um bicho-preguiça adulto, entregue pela Guarda Municipal Ambiental de Campo Limpo Paulista, depois de ter sido eletrocutado em uma fiação e caído em uma via do município. O animal chegou extremamente debilitado e, apesar dos esforços de nossa equipe, não resistiu aos ferimentos, falecendo na madrugada desta sexta-feira (26).
“Nas primeiras avaliações notamos uma lesão na mão direita, em que o animal acabou perdendo suas garras com o choque elétrico, além de uma queimadura de terceiro grau na parte da palma, com o tecido muito lesionado. Na radiografia não apresentava alterações físicas, iniciamos o tratamento com hidratação e medicação, porém, ele não resistiu”, pontua Gabriel Rodrigues, médico veterinário da Mata Ciliar.
Animais de hábitos arborícolas, como as preguiças, sofrem muito com a perda de seus habitats, pois acabam sendo obrigados a atravessarem áreas urbanas utilizando fios de alta tensão, em busca de alimento, água, abrigo ou qualquer outra atividade natural.
E a responsabilidade também recai sobre as concessionárias fornecedoras de energia elétrica, que precisam se atentar às questões ambientais, principalmente em áreas de mata ou rurais, ofertando proteção ou outras alternativas para os animais silvestres.
O município de Campo Limpo Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.