Brasileirão 2024: Com o Corinthians tentando escapar do rebaixamento, campeonato pega fogo na reta final

A emoção dos pontos corrido
Foto: Joilson Marconne/CBF

Com o campeonato Brasileiro chegando em sua reta final, a euforia e apreensão tomam conta do torcedor: briga para ver qual clube será o campeão, briga parar ver quem vai à Libertadores e por fim, a briga mais desesperadora de todas, o rebaixamento.

Por hora, apenas três clubes estão na luta pelo título: Botafogo com 57 pontos, Palmeiras com 56 e a grande surpresa (para quem acompanha o futebol de perto, nem tanto), o Fortaleza com 55 pontos. O clube da capital Cearense vem, ao longo dos anos, se afirmando como um indigesto coadjuvante para quem briga na parte de cima da tabela, pois com a organização de três anos para cá, se coloca a frente de vários concorrentes mais tradicionais.

O Botafogo bateu na trave ano passado, pois perdeu forças no final da competição. Já nesta edição, se reforçou como nenhum outro para tentar levantar o caneco. Para o Palmeiras, estar entre os primeiros na tabela do Brasileirão não é nenhuma novidade: o  clube de Palestra Itália é o atual bicampeão do torneio e, como desta vez só tem olhos para a
competição nacional, está numa busca implacável pelo líder Botafogo, pois são 6 vitórias consecutivas (a maior sequência de vitórias neste momento do campeonato).

Vamos falar agora de desespero: REBAIXAMENTO!!!

Vamos colocar que, do 16º, que é o Vitória com 28 pontos, até o 11º, que é o RB Bragantino com 33 pontos, estão todos ameaçados. Falamos aqui do Massa Bruta pelo futebol que o Bragantino vem apresentando: totalmente
instável. O Juventude de Caxias também tem 33 pontos, porém é um time que é difícil de ser batido em seus domínios. O Grêmio, com 32 pontos é o mesmo caso que o Bragantino; ele apresenta um futebol não muito confiável ao seu torcedor, mas o Grêmio tem 1 jogo a menos.

Aguardemos. Criciúma com 32 pontos também. Outro clube que joga muito bem no Heriberto Hulse, só que como visitante não tem mostrado tanta eficiência. O Athletico-PR é outro clube que está com desempenho apontado para baixo. Com 31 pontos, porem com 2 jogos a menos, se não abrir os olhos, pode disputar a 2ª divisão em 2025.

Agora os desesperados:

Vitória, 28 pontos em 16º, na porta do Z4; Corinthians, 28 pontos, 17º (está atrás do Vitória pelo quesito por ter 2 triunfos a menos que o clube da Bahia); Fluminense, 27 pontos em 18º. Esses três clubes ainda respiram por aparelhos e tem chances de escapar da degola, contudo, acreditamos que apenas dois deles se salvam.

Cuiabá, com 23 pontos e em 19º e Atlético-GO com 21 pontos e na lanterna da competição, só um milagre, como o Fluminense em 2009, pode salvá-los do descenso.

  • Brasil
  • Esporte