A cidade de Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, ganhou projeção nacional nos últimos dias após declarações do prefeito Adeildo Nogueira (PL) durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, no último dia 23 de outubro.
Durante a live, o prefeito fez comentários considerados ofensivos a uma moradora do Jardim Marquetti, identificada como Márcia, que atualmente passa por um tratamento contra o câncer. Sem citar o nome da mulher, Adeildo afirmou que ela saberia que as palavras eram direcionadas a ela e utilizou expressões como “calvinha do esquema”, “grilerinha do bezerro” e “a nossa querida Boulos do Jardim Marquetti”.
A fala gerou forte repercussão negativa, especialmente por ter ocorrido em pleno Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama.
A polêmica ganhou destaque em portais nacionais, como G1, Metrópoles e até emissoras de TV aberta. Personalidades como a atriz Luana Piovani também repercutiram o caso nas redes sociais, ampliando a visibilidade do episódio.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputados estaduais aprovaram uma moção de repúdio à fala do prefeito, e diversos parlamentares gravaram vídeos criticando o comportamento do chefe do Executivo municipal.
Diante da repercussão, Adeildo Nogueira divulgou um vídeo de desculpas, mas a manifestação não convenceu parte da população. O episódio deixou Campo Limpo Paulista conhecida nacionalmente de forma negativa, sendo associada à falta de sensibilidade e respeito com mulheres em tratamento contra o câncer.