Nos dias 8 e 9 de novembro, os guardas municipais Lourenço e Schioser, integrantes do grupamento de Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, participaram do 1º Seminário de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) K-9 do Estado de São Paulo, realizado na cidade do Guarujá.
O curso foi ministrado pela 3ª Sargento De Pinheiro, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, atualmente lotada no Batalhão de Ações com Cães (BAC) — unidade reconhecida nacionalmente pelo trabalho no combate ao narcotráfico no estado fluminense.
O seminário teve como objetivo apresentar técnicas, procedimentos e materiais voltados ao primeiro atendimento de cães feridos em operações, garantindo cuidados emergenciais até a chegada do atendimento veterinário especializado.
O evento contou com a participação de diversas instituições, entre elas: Guarda Portuária de Santos, Polícia Militar do Rio de Janeiro (BAC), Polícia Civil de São Paulo, Polícia Penal (SP), GCMs de Guarujá, Porto Feliz, Tatuí e São Sebastião do Paraíso (MG), além da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço (Grupamento de Vigilância com Cães), de Bertioga.
Os GMs Schioser e Lourenço, que atualmente são instrutores da disciplina de APH Tático na Guarda Municipal de Jundiaí, destacaram a importância do seminário para ampliar o conhecimento técnico e aprimorar o atendimento aos cães de trabalho.
“Assim como temos a preocupação com o atendimento aos seres humanos, é fundamental cuidar também dos nossos cães, que são parceiros essenciais nas operações do Canil”, ressaltaram.
A participação no evento contou com o apoio do Comandante da Guarda Municipal, Inspetor Cássio Nicola, e dos responsáveis pelo Canil, Inspetor Adilson e Subinspetores Daniel e Cristiano, que viabilizaram a presença dos guardas no seminário.