CFA lançou nova versão de índice de governança municipal

O Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou a nova versão do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A métrica avalia as boas práticas de governança municipal e fornece aos gestores informações e dados relevantes sobre o desempenho de cada município, sendo uma importante ferramenta de auxílio para a definição de políticas públicas. 

Com informações dos 5.570 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal, o IGM-CFA reúne mais de 2,4 milhões de dados provenientes de fontes oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Perfil Munic, DATASUS, Secretaria do Tesouro Nacional e Índice Firjan, entre outros.

A média do IGM-CFA é calculada utilizando três dimensões: finanças, gestão e desempenho, garantindo o fornecimento de dados seguros e atualizados, que permitam a leitura dos reais problemas e necessidades dos municípios de todo o Brasil.

Dessa maneira, o índice se torna um valioso aliado não apenas para gestores, que podem utilizá-lo no desenvolvimento de políticas públicas e no estabelecimento de prioridades para seu municípios, mas também para os cidadãos, que ganham em transparência e acesso à informação; para estudantes e pesquisadores de áreas como Administração, Negócios e Gestão Pública, que têm acesso a informações relevantes e confiáveis sobre os municípios; e para empresas, que podem utilizar os dados para pesquisa de mercado e avaliações de risco. 

Profissionais da área de Administração também podem se beneficiar com o acesso ao IGM, pois têm a oportunidade de visualizar as necessidades e as potencialidades dos locais onde atuam, direcionando a sua atuação. 

Acesso exclusivo

Além dessas informações essenciais, o IGM-CFA apresenta ainda uma área de acesso exclusivo para pessoas físicas e jurídicas que possuam registro regular nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

No acesso exclusivo, está disponível uma biblioteca de artigos, guias, legislações municipais e outros documentos que aprofundam e contextualizam a leitura dos dados. 

O espaço oferece, ainda, uma conceituação sobre os indicadores do IGM, cursos gratuitos e pagos sobre temas como governança pública e análises dos IGMs atual e anteriores.

Novas funcionalidades

Na última atualização do índice, realizada neste ano, o CFA adicionou ao IGM dois novos painéis para expandir a quantidade e a qualidade de informações disponibilizadas. O primeiro deles é o painel de Finanças Municipais, que fornece acesso às receitas e despesas dos municípios, de acordo com o tipo e função, dos últimos 4 anos. 

Dessa maneira, é possível conferir os repasses feitos a cada município e os gastos em áreas essenciais como Segurança, Educação e Saúde.

Por sua vez, o painel de recursos voluntários permite que usuários com acesso exclusivo tenham a oportunidade de consultar os programas de transferência de recursos da União para os municípios que estejam com processos abertos para receber projetos. 

Confira todas as novidades do IGM-CFA 2022 e tenha acesso a um verdadeiro raio-X dos municípios brasileiros, com acesso facilitado, informações dinâmicas, dados atualizados, cursos de capacitação e fontes de estudo e pesquisa. Clique aqui para acessar o IGM-CFA.

Fonte: Publieditorial

  • Região