Cidades da região vivem pior surto de gripe dos últimos anos e população reclama

 

Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e as demais cidades da região, vivem o pior surto de gripe dos últimos anos.

Em Várzea Paulista, todos os dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vem registrando um grande volume de pacientes. A procura por atendimento cresceu mais de 300% nos últimos dias na UPA de Várzea Paulista, e embora não evoluam para casos mais graves, esse aumento de contágio do H3N2 vem causando impacto significativo no tempo de atendimento aos pacientes, não só nos hospitais, UPA´s e UBS´s públicos, como também em particulares.

Em Campo Limpo Paulista, houve um aumento de 700% no atendimento do Hospital de Clínicas. Com sintomas muito parecidos com a Covid-19, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de distanciamento e prevenção, pois nem nos maiores picos da pandemia o HC chegou a esses números de atendimento.

Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde solicitou à Organização Social responsável pela gestão HC, a contratação imediata de médicos para agilizar o atendimento no setor Covid (que hoje fica na Emergência). “De 30 pacientes, em alguns dias, passamos a registrar uma procura de 240. Temos que agir de forma rápida para que o paciente não seja exposto e evitarmos aglomerações”, fala a secretária Alynne Sousa.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da semana de 29 de novembro a 05 de dezembro de 2021, quando foram registrados 1.674 casos de síndrome gripal, para a semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro de 2022, o crescimento foi de 234%, com o registro de 6.326 pessoas com sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Em termos de internação, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, a cidade passou de 48 pessoas ocupando leitos públicos ou privados por SRAG para 77 pessoas, o que representa crescimento de 60% entre a semana de 20/12 a 26/12 para 27/12 a 02/01.

“Estamos vivendo a ampliação de casos de influenza e, de maneira preventiva, mobilizamos esforços para a ampliação de mais leitos com a parceria com o Hospital Regional, no mesmo formato que foi realizado no ano passado. O Estado foi contatado e o retorno deve acontecer até o final desta semana. A proposta é a ampliação de mais 20 leitos para o atendimento geral, liberando vagas para a alocação específica na estrutura do HSV para os pacientes de influenza”, detalha o gestor, Tiago Texera.

Para o superintendente do HSV, Matheus Gomes, o fluxo de atendimento no equipamento de Saúde é intenso em decorrência da retomada das atividades após o pico da pandemia. “Cerca de 80% dos atendimentos realizados pelo HSV são de urgências e emergências clínicas e cirúrgicas, com entrada pelos Prontos Atendimentos e Pronto-Socorro. Reorganizamos fluxos na estrutura para garantir o atendimento à população, no entanto, a parceria para a oferta de mais espaço de leito se faz necessária para suprir o momento sem reduzir os atendimentos”, detalha o superintendente.

Cuidados contra a gripe
Para evitar pegar qualquer tipo de gripe, os cuidados são os mesmos contra a Covid-19: máscara de proteção; higienização constante das mãos (com água e sabão, ou álcool); evitar aglomeração; evitar levar as mãos a olhos, boca ou nariz fora de casa; e, sobretudo, a vacinação.

A imunização é importantíssima. O Ministério da Saúde aponta que houve uma queda na imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, atingindo em 2021 o índice nacional de 71%, quando o recomendado é o de 90%. Certamente, é outra importante causa do aumento de casos em Várzea Paulista e no estado, de modo geral.

Segundo o Instituto Butantan, em janeiro de 2022, o órgão começa a produzir uma nova vacina que já será eficaz contra a nova cepa de Influenza. O imunizante deve começar a ser disponibilizado entre fevereiro e março do ano que vem.

  • Campo Limpo
  • Região
  • Saúde
  • Várzea Paulista