JUNDIAÍ
Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (18) pela Guarda Municipal de Jundiaí após ameaçar a companheira com uma faca e descumprir medida protetiva no bairro Santa Gertrudes, em Jundiaí.
De acordo com informações, a equipe do Patrulhamento Comunitário — guardas H. Melo, Deiviti, Nabor e Maurivan — estava em averiguação pela Rua Vera Cruz quando foi acionada pelo Centro de Operações Táticas para atender a uma ocorrência de quebra de medida protetiva. Segundo o chamado, o indivíduo estaria ameaçando a vítima com uma faca.
Diante da gravidade da situação, os guardas se deslocaram rapidamente até o endereço indicado. No local, encontraram o homem bastante alterado emocionalmente, no quintal da residência, sentado em uma cadeira sobre uma poça de sangue, próximo a cacos de vidro e uma mochila.
Durante a tentativa de abordagem, o suspeito desobedeceu às ordens da equipe e tentou entrar na residência, seguindo em direção à cozinha. Diante da iminente ameaça à integridade das vítimas e dos agentes, foi necessário o uso de armamento de eletrochoque (SPARK), que atingiu o indivíduo na região dorsal, fazendo com que ele caísse ao solo. Após ser contido, foi algemado para garantir a segurança de todos os envolvidos.
As vítimas relataram que o homem ameaçou a esposa de morte utilizando uma faca e, posteriormente, um caco de vidro, além de empurrá-la e apertá-la com força. A avó da mulher também informou ter sido empurrada, sofrendo lesão na perna, enquanto o filho do casal apresentou marcas roxas no braço após agressões. A companheira afirmou ainda possuir medida protetiva válida contra o agressor e já ter sido vítima de violência anteriormente.
Com apoio das viaturas 2024 — composta pelos guardas Abreu e Mourad — e 2027 — com os guardas Bezerra, Leme e Mantovani — as vítimas foram encaminhadas à Central de Flagrantes. O autor foi levado ao Hospital São Vicente de Paulo para atendimento médico, e posteriormente ficou detido.
Na Central de Flagrantes, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal, desobediência e ameaça. Os objetos utilizados na ação foram apreendidos.