As imagens da Avenida Deputado Ulysses Guimarães, na Vila São João, alagada após diversas chuvas vão ficar no passado: a Prefeitura de Itupeva entregou nesse sábado (9) as obras de alargamento e canalização do Córrego Piracatu.
Emocionado, o prefeito Rogério Cavalin, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Cavalin, recordou momentos importantes até a conclusão da obra. “A cada noite que chovia eu acordava e pensava nessa rua e em tudo o que essas pessoas já passaram. Eu vi de perto munícipes perdendo tudo, tudo mesmo. Foi com muita responsabilidade, coragem e dedicação dos nossos servidores que nós assumimos essa obra e transformamos o futuro e a história de Itupeva”, disse o prefeito.
Já o vice-prefeito Isaque Messias relembrou a trajetória da obra. “Tenho quase certeza de que esta obra aqui no Córreo Piracatu foi uma das que mais visitamos até hoje. Afinal, a cada chuva a nossa preocupação aumentava. É uma alegria vivenciar esse novo tempo para Itupeva”, disse ele.
Com início em fevereiro de 2024, a obra contempla a canalização do córrego, a implantação de estruturas de contenção em gabião, além do alargamento da calha para maior vazão da água nos períodos de chuvas intensas.
Segundo informações da secretária de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Joyce Modesto, a vazão inicial do Córrego era de 8m³. Agora, após as obras, a vazão passou a ser de 27m³.
A reestruturação da Avenida também foi outro ponto importante do projeto, com a via pavimentada. Foram construídas guias e sarjetas, complementando a infraestrutura urbana da área e garantindo mais segurança e conforto para o tráfego de veículos e pedestres.
Emily Teixeira, moradora da Vila São João, relembrou o que vivenciou há dois anos. “Eu estava sozinha em casa com meu irmão quando começou a enchente. Minha mãe chegou o trabalho mais à noite e foi um desespero. Graças a Deus hoje nós poderemos dormir tranquilos”, disse ela.
A cerimônia de entrega das obras foi acompanha por secretários e servidores municipais, além do vereador Osvando. A população local também participou e aproveitou a distribuição de pipoca e algodão doce.