Começa hoje (09) a paralisação dos motoboys que fazem entregas por meio de aplicativos de Jundiaí e região. As entregas estarão suspensas até o feriado do dia 12 de Outubro, retornando ao atendimento na quarta-feira, dia 13.
Os motoboys exigem dos aplicativos o fim do bloqueio sem justificativa. Se um cliente fazer alguma contestação ou reclamação em algum pedido, os motoboys perdem o direito de trabalhar, sem saber quem foi o autor e o motivo da contestação.
Eles também exigem melhores taxas para a cidade inteira e não por perímetro, como ocorre hoje.
Hoje a gorjeta está limitada a R$ 10,00 e os entregadores querem liberdade do cliente escolher o valor.
Eles também pedem o fim da coleta dupla. Isso significa que se um pedido atrasa, o motoboy perde tempo na primeira entrega ou nas demais.
Além disso querem que o chamado para entrega ocorra quando a refeição estiver pronta ou quando as compras estiverem prontas para a viagem. É comum restaurante chamar na hora do pedido, mas quando o motoboy chega é obrigado a esperar até meia hora pela refeição. Alguns restaurantes da cidade chegam a ter aglomerações de motoboys.
Outra reivindicação da categoria é a criação da “bandeira 2” – igual a dos taxis -, para os finais de semana. Com os aumentos dos combustíveis e das peças, tem sido mais oneroso para a categoria se manter trabalhando e só os aplicativos é que ganham.
Via Motoboys/ JR