Consciência e ação: Prefeitura encerra Janeiro Branco mostrando à população a importância de cuidar da saúde mental

Em Itupeva, a acolhida do munícipe que procura por serviços de Saúde Mental é feita, primeiramente, na UBS de referência

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, ao longo do mês de janeiro a campanha ‘Janeiro Branco’, responsável por promover a saúde mental e o bem-estar da população. Neste ano, o tema escolhido foi: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre? Consciência e Ação”.

“O mês de janeiro se tornou um convite à reflexão sobre as emoções, pensamentos e sentimentos. Em um mundo cada vez mais conectado, mas também mais solitário, a campanha destaca a importância da reconstrução dos laços e rede de apoio, lembrando o valor das trocas humanas que, antes, aconteciam de maneira natural – nas conversas ao final do dia, nas praças ou até mesmo em família. Hoje, situações como ansiedade e outros desafios emocionais tornaram-se comuns, reflexo de um estilo de vida onde os momentos para escutar e compartilhar têm sido reduzidos. Para enfrentar isso, o Janeiro Branco propõe ações práticas e grupos de apoio como caminhos para o fortalecimento da saúde mental”, disse a Psicóloga da Rede, Luciane Manfrim Batista do Carmo.

Em Itupeva, a acolhida do munícipe que procura por serviços de Saúde Mental é feita, primeiramente, na UBS de referência. Após um primeiro atendimento, os casos podem ser acolhidos e acompanhados na própria unidade ou são encaminhados para um serviço de referência no próprio município.

  • Itupeva
  • Saúde