A Prefeitura de Campo Limpo Paulista fará na próxima segunda-feira, 18 de novembro, a entrega de 43 diplomas de conclusão do curso de robótica com técnicas em micro:bit – ofertado pela Prefeitura em parceria com o SESI. As aulas acontecem no Espaço do Conhecimento, reformado pela Prefeitura e que conta com ateliê de costura, escola da beleza e um moderno laboratório de informática, divididos em 12 salas.
Iniciado em setembro deste ano, o curso permite que os alunos deem os primeiros passos na área da programação, realizando atividades teóricas e práticas com micro:bits: sistema que pode ser programado para fazer coisas diferentes, como um relógio digital, rastreador de fitness ou um console de jogos.
“Os alunos do SESI têm acesso a essa tecnologia diariamente no roteiro de ensino deles, mas existem muitas pessoas, inclusive meus alunos, que nunca sequer ligaram um computador. E ao decorrer de todas as aulas, é perceptível o avanço não somente nas atividades, mas na relação com outras crianças e também fora da sala de aula, seja na escola ou em casa com os pais”, diz a professora Luana Durante Oliveira, de 26 anos.
O prefeito Dr. Luiz Braz, comenta sobre a importância de ter um espaço desse na cidade. “O novo Espaço do Conhecimento com certeza foi um marco positivo da nossa gestão. Reformamos o espaço e conseguimos centralizar em um só lugar, projetos importantes para a população, como a Estação Juventude, Juventude TEC, Qualifica Já, Fundo Social de Solidariedade e oficinas e cursos em parcerias com o SENAI e SEBRAE”, conclui o prefeito.
Depoimentos que motivam
Louise Negrini Fabretti, de 09 anos, será uma das alunas que irão se formar na próxima segunda-feira. “Eu gostei muito do curso, inclusive quando a gente aprendeu a programar sons de alarme, igual aqueles que tocam quando a gente precisa levantar da cama. Estou triste que as aulas estejam acabando, mas já falei para a minha mãe, quero continuar fazendo cursos de robótica, achei muito legal”, diz a aluna.
Já a mãe de Louise, Letícia Machado Negrini Fabretti, de 28 anos, comenta sobre o avanço da filha tanto em casa, quanto na escola. “Minha filha já participou de diversas atividades ofertadas pela Prefeitura nos últimos anos. Estávamos esperando uma vaga para aula de informática, mas para esse curso abriu primeiro, então decidi inscrevê-lá, e de verdade, foi a melhor decisão que já tomei. A Louise simplesmente amou o curso e depois que ela iniciou, já recebi bons feedbacks dos professores da escola dela”, diz Letícia Fabretti.