Calabresa afirmou possuir uma conta bancária em conjunto com seus pais.
Ela disse que, em outubro de 2020, seu pai recebeu uma mensagem via WhatsApp de uma pessoa que se passava por ela informando que havia mudado o número do telefone celular.
De acordo com o relato, o pai não desconfiou de nada, pois, por conta “do assédio de fãs, jornalistas e perseguidores”, a humorista já teve de mudar o número em algumas ocasiões. Além disso, o padrão de linguagem e o tratamento dado ao pai pela falsa filha seria “idêntico” ao utilizado por Calabresa.
Posteriormente, o golpista, sempre se passando por Calabresa, pediu que o pai da humorista fizesse alguns pagamentos, transferindo os valores para diversas contas bancárias.
A atriz somente descobriu ter sido vítima de um golpe quando se encontrou pessoalmente com os pais e eles fizeram comentários sobre a mudança da linha de telefone e as transferências.
O prejuízo de R$ 205 mil não foi maior apenas porque a atriz conseguiu cancelar transferências agendadas para os dias seguintes, e o Itaú, banco no qual ela tinha conta, também lhe restituiu cerca de R$ 42,5 mil.
Dani relatou o episódio à Justiça em um processo aberto contra o Nubank, banco para o qual foi feita uma transferência de R$ 29,3 mil.
A humorista afirma no processo que a instituição financeira não tomou os cuidados devidos para evitar que uma conta bancária fosse criada em nome de um “fantasma ou laranja”.
“O próprio site do banco menciona que realiza a abertura de conta corrente a qualquer indivíduo, mediante singelo preenchimento dos dados pessoais (nome, RG e CPF) e o fornecimento de e-mail e fotografia do pretenso documento de identidade”, afirmou à Justiça o advogado Jorge Jardim, que representa a comediante. “Convenhamos, tudo facilmente fraudável, ainda mais quando não há análise presencial.”
No processo, ainda não julgado, a atriz cobra a devolução do dinheiro subtraído, bem como uma indenização por danos morais de R$ 15 mil.
O banco ainda não apresentou defesa no processo.
Procurada pela coluna, a assessoria da instituição encaminhou uma nota por meio da qual afirma que não possui nenhum registro de reclamação, contato ou solicitação por parte da humorista.
“O Nubank segue à disposição para colaborar com investigações sobre atos criminosos e buscar a melhor resolução para as vítimas”, declarou.
Eis a íntegra da nota:
“O Nubank não foi formalmente notificado sobre a ação judicial, e tampouco tem registro de contato, reclamação ou solicitação das partes envolvidas no incidente, que, segundo a reportagem, foi um golpe de Whatsapp ocorrido em 2020 envolvendo diversas instituições financeiras.
O Nubank segue à disposição para colaborar com investigações sobre atos criminosos e buscar a melhor resolução para as vítimas.
Com relação a golpes dessa natureza, o Nubank reitera que mantém canais abertos para o atendimento imediato de vítimas, que devem seguir o passo a passo abaixo. Nossas equipes especializadas estão prontas para analisar os casos imediatamente e tentar recuperar os valores por meio de bloqueio de contas e intermediação com outras instituições.
1. Entre em contato com o Nubank e demais instituições financeiras envolvidas e detalhe as operações que devem ser contestadas
2. Faça um Boletim de Ocorrência, com seus dados e detalhes da situação – encaminhe o BO para o Nubank e demais instituições financeiras
3. Denuncie o golpe do WhatsApp no e-mail pagina.falsa@nubank.com.br com o número de telefone suspeito para ajudar e evitar outros golpes.”
Rogério Gentile
Fonte: noticias.uol.com.br