Os alunos que antes eram beneficiados pelo transporte universitário e técnico fornecido pela prefeitura de Louveira estão com medo.
O medo dos alunos é devido à decisão da atual gestão de Paulo Finamore, um dos prefeitos mais jovens da região.
Para que você possa entender, antes a prefeitura fornecia o transporte gratuito para os alunos que cursavam faculdades e cursos técnicos. Os ônibus fornecidos pela prefeitura tinham horários e itinerários que beneficiavam muitos estudantes.
Porém, a atual gestão decidiu elaborar um projeto de lei (PL 12/2025), que será votado na câmara municipal. Caso seja aprovado, o projeto coloca fim aos ônibus que eram fornecidos pela prefeitura.
O projeto prevê um auxílio em dinheiro aos estudantes, que deverão escolher outro meio de transporte, seja o transporte coletivo ou até mesmo meios próprios.
Essa decisão deve gerar um impacto negativo na vida dos estudantes e até mesmo colocar em risco a vida deles. Muitos terão que enfrentar o transporte público, mudando toda a rotina e até mesmo atrasando a vida acadêmica, ou enfrentando a vida sobre duas rodas nas rodovias mais perigosas da região.
Alguns estudantes estão cogitando abandonar os estudos, pois será impossível conciliar trabalho e deslocamento até a faculdade; alguns irão gastar quase 4 horas para ir e mais 4 horas para voltar.
Os jovens, que são o futuro da cidade e do país, irão lutar pelo fim do projeto e para que ele não seja aprovado na câmara municipal.
Procuramos a prefeitura para questionar algumas dúvidas, como qual seria o valor e o critério utilizado para calcular o valor que cada jovem receberá, mas não obtivemos retorno sobre isso.