Donos de bares e restaurantes protestam contra fechamento aos finais de semana em SP.
O governo de São Paulo determinou que aos finais de semana, feriados e períodos noturnos, todos os municípios do estado vão para a fase vermelha.
Nesta sexta-feira (22), donos de bares e restaurantes de São Paulo protestaram contra o fechamento dos estabelecimentos após as 20h, e aos finais de semana e feriados. A determinação é do governo do Estado, após aumento nos índices de casos, internações e mortes por Covid-19.
Conforme informado em coletiva nesta tarde, pelo governador João Doria, nestes períodos todos os municípios do estado devem regredir para a fase vermelha do Plano SP. Assim, apenas serviços essenciais, como mercados, farmácias e padarias, podem funcionar.
O protesto começou por volta das 9h, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital. Às 13h, três manifestantes puderam entrar na sede do governo de São Paulo, para conversar com representantes do estado. O setor de bares e restaurantes organizou a ação.
De acordo com os responsáveis, os proprietários alegam dificuldade de manter os empregos durante a pandemia. Com isso, têm prejuízos com o descarte de alimentos perdidos.
Em Jundiaí, João Moreira, proprietário do restaurante O Tal do Hambúrguer, tem a seguinte opinião:
“Realmente a coisa é séria e tem que ter uma certa restrição sim, porque aglomeração realmente causa um perigo enorme para a população. E nós, como donos de restaurantes temos sim que também estar dentro das leis para não sermos portadores do avanço da doença. É difícil, por causa das vendas, nós temos a opção do delivery, mas temos que cumprir sim, porque a doença existe e é séria. Então vejo que realmente temos sim que ajudar no combate da expansão da doença.”
Informações tribuna livre de Jundiaí