Policiais militares da 1ª Companhia do 11º BPM/I realizavam patrulhamento pela região central quando visualizaram um Hyundai HB20, com vidros escurecidos, realizando uma conversão de ré de forma imprudente. Ao ser ordenado a parar, o motorista obedeceu parcialmente, mas ao receber a determinação para desligar o veículo e descer, desobedeceu e acelerou, evadindo-se em direção à Avenida Nove de Julho, ignorando sinais luminosos e sirenes.
Com o apoio da viatura I-11122, o acompanhamento foi informado ao COPOM. O veículo seguiu pela Rodovia Anhanguera, sentido interior, em alta velocidade — aproximadamente 180 km/h — colocando em risco demais veículos e usuários da via. O cerco policial continuou com o apoio de outras equipes, e o HB20 entrou no município de Louveira, até acessar uma residência com o portão da garagem aberto.
Ao tentar efetuar a detenção, o indivíduo desobedeceu ordens e caminhou em direção aos policiais, oferecendo resistência ativa. Foi necessário o uso de força e técnicas de imobilização para realizar o algemamento. A proprietária da residência informou que havia sido acionada por um amigo do suspeito, que pediu ajuda para entrar com o veículo na garagem.
Durante busca veicular, nada de ilícito foi encontrado, apenas uma garrafa de cerveja vazia. O motorista apresentava sinais de embriaguez, como voz pastosa, odor etílico, agressividade e olhos avermelhados, recusando-se inicialmente a realizar o teste do etilômetro, que posteriormente apontou 0,53 mg/L.
O indivíduo foi conduzido ao plantão policial de Louveira, e o veículo foi autuado e recolhido administrativamente ao pátio da Polícia Militar.