Envelopamento de carros: o que diz a lei Brasileira, veja as vantagens e manutenção

A prática do envelopamento de carros é uma boa ideia para quem deseja customizar o seu veículo e ainda preservar a pintura original. A prática de envelopamento se tornou moda entre os customizadores. Isso porque passou a ser uma solução mais barata para mudar o visual do veículo sem precisar repintar o veículo completamente.

O envelopamento do carro é uma dica econômica se você quer mudar o visual do carro sem gastar tanto. A técnica é feita por meio de um processo de adesivagem, cobrindo a pintura externa do veículo. A técnica pode dar ao carro um ar mais esportivo ou até mesmo renovar o visual, dependendo da escolha de cores e acabamentos.

No entanto, mudar o estilo e a aparência do carro não é a única finalidade. Mais do que estética, a prática pode representar proteção para o seu veículo, pois a técnica preserva a pintura original e a carroceria contra arranhões e raios UV, por exemplo.

Em Várzea Paulista você pode contar com a melhor empresa da região é a Vision R Garage. A loja especializada em adesivos personalizados em recortes e envelopamento em geral (automotivo, decorativos, residenciais, embarcações.)
O envelopamento decorativo hoje em dia está muito em alta pois é um serviço que é bem rápido, não faz sujeira e nem baralho para mudar totalmente a aparência ambiente.
Nos veículos é uma ótima opção para quem deseja uma proteção e personalização de seu veículo, até mesmo aqueles que desejam executar um serviço mais rápido que uma funilaria, com qualidade, acabamento como se fosse tinta e sem sujeiras.

Serviço:
Vision R Garage
Rua Bahia, 107, Vila Popular, Várzea Paulista-SP
Entre em contato e agende uma visita, (11) 99523-6425

Devo realizar o envelopamento do meu carro?
A decisão vai muito além de escolher o tom de fosco característico de carros customizados. Existem muitas opções de cores no mercado e até aqueles que variam sua cor padrão de acordo a incidência de luz solar.

Há ainda opções transparentes, que servem apenas de criar uma película protetora contra danos à pintura, muito utilizada em carros esportivos do segmento premium.

Tipos de envelopamento de carros
PVC Vinil: Essa é a forma mais comum de envelopar um carro. Feito a partir de uma película em PVC, o material garante alta resistência contra riscos. Devido à diversa variedade de cores, é considerado o ideal para quem quer alterar o visual do veículo;

Poliuretano: O material é transparente, sendo assim, o envelopamento é apenas para a proteção da pintura do carro. A vantagem é ser mais resistente que o PVC;

Envelopamento líquido: É feita com uma tinta específica para esse tipo de situação. Com ela é possível corrigir riscos e bolhas relacionadas a um outra adesivagem feita no passado. Além disso, pode proporcionar proteção contra arranhões, bem como adesivar pequenas peças, como as rodas. Pode ser removido sem nenhum dano à peça.

Outras vantagens da técnica está na rapidez do processo — que pode ser concluído em algumas horas — e em poder reverter a customização, sem prejuízos à pintura original.

Duração do envelopamento
Apesar de não ter um tempo definido para a duração de um envelopamento, clientes afirmam que o material ficou em perfeito estado por um período de 7 a 10 anos. Mas esse tempo varia conforme os cuidados, como na limpeza do veículo e exposição ao sol.

Profissionais da área tem uma previsão mais “pessimista”, e consideram a duração entre 3 e 4 anos.

Como é feito o envelopamento de carros?

O processo, de modo geral, é simples. Primeiro o veículo passa por uma lavagem especial para retirar qualquer resíduo de sujeira que pode estar presente na lataria. Além da sujeira em partículas, essa limpeza também tem função desengordurante.

Com o carro limpo e seco, é feita a colagem do material adesivo.

Cuidados e manutenção
O envelopamento automotivo funciona como uma película protetora da carroceria, protegendo-a de danos contra raios UV, contra riscos e sujeira.

Por isso, uma recomendação importante é que após a colagem o veículo não pode ser exposto ao sol intenso. Além disso, não pode ser lavado por três dias.

Mas após esse período, a limpeza deve ser feita apenas com água, pano de microfibra e sabão neutro. Evite produtos químicos como ceras, por exemplo.

O que a legislação diz sobre o envelopamento de carros?
O envelopamento pode ser uma saída estética de variação visual do seu carro, mas a legislação impõe limites sobre a prática de alterações na estética original do veículo.

A lei determina que é possível alterar até no máximo 50% da característica original do automóvel. Ultrapassado esse limite, é considerado uma mudança na coloração — o que resultaria na necessidade de alteração da documentação.

Mas se for mudar a cor por completo, é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) da sua cidade e solicitar a alteração do registro da cor predominante do veículo.

A mudança exigirá o pagamento de uma taxa, bem como uma vistoria do veículo. O não cumprimento dessa lei resulta em infração grave e 5 pontos na carteira.

Como funciona a revenda?
Se você está pensando em envelopar o seu carro, mas considera vendê-lo em pouco tempo, é bom saber que nem todo tipo de modificação agrada na hora da revenda. Isso porque veículos 100% originais ou com pequenas melhorias em níveis de acessórios tendem a ter melhor aceitação se comparados aos modificados.

Por isso, para esse dilema tenha em mente duas coisas: primeiro que é completamente possível e comum a retirada do envelopamento na hora de vender o carro; segundo que, apesar de ter um custo para a remoção, a reversão do processo é bem mais barata que pintar o carro novamente.

Fonte: www.instacarro.com/

  • Brasil
  • Jundiaí
  • Mundo
  • Várzea Paulista