As aulas da EMEF Vereador Venâncio Gonzaga Ramos, no bairro Jardim Vera Regina, em Campo Limpo Paulista, foram suspensas após um surto de parvovirose humana.
Segundo informações, a mãe de uma aluna de nove anos percebeu vermelhidão na pele da menina e a levou ao hospital na segunda-feira (4). Depois de exames, o diagnóstico do parvovírus B19 foi emitido.
A prefeitura emitiu uma nota:
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, informa que realizou, no dia 07 de agosto de 2025, uma visita técnica à EMEF Ver. Venâncio Gonzaga Ramos, com o objetivo de investigar a ocorrência de um possível surto de Parvovirose B19.
Durante a ação, foi confirmado o afastamento de 18 pessoas com diagnóstico clínico compatível com a doença, sendo 16 alunos, 1 professora e a diretora da escola. Além disso, 38 alunos apresentaram sintomas sugestivos, sendo classificados como casos suspeitos.
Como medida imediata, foram adotadas ações de orientação e prevenção junto à equipe escolar, abordando:
As características clínicas e formas de transmissão da Parvovirose B19:
– A importância da higiene das mãos e da desinfecção de superfícies;
– As condutas a serem seguidas em casos de novos sintomas entre alunos ou profissionais.
Adicionalmente, foram coletadas amostras clínicas de alguns estudantes para envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), com o objetivo de confirmar os casos por meio de exames de laboratório e monitorar a evolução do quadro.
Por orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE), foram determinadas as seguintes ações preventivas:
– Suspensão temporária das atividades presenciais das turmas do 4º ano A, 4º ano B, 4º ano C e 5º ano C por um período de 7 dias;
– Interrupção geral das aulas nos dias 07 e 08 de agosto;
– Higienização completa da escola, no sábado (09).
Por fim, reiteramos que a situação está sob monitoramento contínuo, e todas as medidas adotadas seguem os protocolos técnicos recomendados para garantir a segurança da comunidade escolar.
Pedimos à população que, em caso de sintomas como febre, manchas na pele, dores articulares e mal-estar, busque atendimento médico na UBS mais próxima e mantenha os alunos afastados das aulas até plena recuperação.