Escola pública paulista concorre a premiação que elege cinco melhores no mundo

Foram anunciadas as finalistas ao prêmio World’s Best School, “Prêmio Melhor Escola do Mundo” em tradução livre, de 2024. Nesta edição, 50 instituições de ensino ao redor do mundo concorrem em cinco categorias: Community Collaboration (Colaboração da Comunidade), Environmental Action (Ações Ambientais), Innovation (Inovação), Overcoming Adversity (Superação de Adversidades), e Supporting Healthy Lives (Apoio a Vidas Saudáveis). Neste cenário, a escola paulista E.E. Dep. Pedro Costa, localizada na Zona Norte da capital, é uma das dez finalistas na categoria Colaboração da Comunidade.

A instituição, que possui mais de 300 alunos em ensino integral do primeiro ao quinto ano (fundamental 1), credita sua nomeação às atividades como um Clube de Xadrez e aulas de atletismo, que integraram estudantes, familiares, educadores e toda a comunidade. Para o desenvolvimento destas iniciativas, a escola contou com o apoio da Associação Parceiros da Educação, ONG especializada na educação básica do estado de São Paulo, por meio de capacitações de gestão e pedagógicas, compra de materiais didáticos, desenvolvimento da infraestrutura de informática e melhora na estrutura da quadra poliesportiva, onde ocorrem as práticas de atletismo.

“Estar entre os finalistas dessa premiação é uma honra para a Pedro Costa e é nítida a transformação que vem ocorrendo por aqui, com o envolvimento de toda a comunidade ao redor das atividades extracurriculares promovidas com o apoio da Parceiros da Educação”, elabora Janaína Freire, Diretora da E. E. Dep. Pedro Costa.

O Instituto SYN patrocina as atividades da E.E. Pedro Costa. Com o apoio do Instituto SYN, a Parceiros da Educação pode realizar as atividades nos quatro eixos de desenvolvimento escolar: gestão, pedagógico, família e comunidade e infraestrutura.

“A E.E. Dep. Pedro Costa entrou para o nosso Programa de Apoio às Escolas no início de 2023 e, já no primeiro ano de parceria, conquistou resultados importantes, como o envolvimento da comunidade escolar e o aumento nos índices de aprendizagem. Observamos melhora nas notas do SAEB (de 222,2, em 2021, para 246,4 em 2023), do SARESP (de 213,65, em 2022, para 228,65 em 2023) e do IDESP (de 5,23 em 2022, para 6,18 em 2023). O projeto desenvolvido com a Escola Pedro Costa evidencia que o envolvimento de toda a comunidade escolar resulta em uma aprendizagem mais significativa. Estudantes que aprendem mais, se engajam mais, criando assim um ciclo virtuoso”, compartilha Rafael Machiaverni, diretor geral da entidade privada sem fins lucrativos que trabalha há 20 anos com o ensino público de São Paulo.

O modelo de atuação da Parceiros da Educação na E.E. Deputado Pedro Costa, e em mais de 60 escolas onde está presente, abrange atividades em quatro pilares: gestão, pedagógico, infraestrutura e família e comunidade.
‎​​​‍“Neste processo de apoio às escolas, a aprendizagem do aluno vem em primeiro lugar. Fazemos isso por meio de um suporte pedagógico e um apoio robusto à gestão, para que todos estejam envolvidos nessa transformação da escola: estudantes, famílias, educadores, equipe de gestão escolar e comunidade”, completa Machiaverni.

Para o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, o reconhecimento dos esforços dos estudantes estimula a criatividade na educação. “Um momento muito emocionante, uma conquista que, para cada um desses estudantes e toda a comunidade escolar, simboliza a importância do comprometimento e da dedicação. Estamos certos que estar entre as dez melhores escolas do mundo abre uma infinidade de novas oportunidades para a escola, além de servir de inspiração para toda a rede. Parabéns a todos”, comemorou o secretário.

No Brasil, temos quatro escolas finalistas do prêmio e, nessa categoria, temos apenas a E. E. Deputado Pedro Costa. Concorrendo na mesma categoria, foram anunciadas instituições nos Estados Unidos, Argentina, Peru, Paquistão, Quênia, Suécia e Índia. Os vencedores de cada categoria receberão o prêmio de USD 50 mil e acesso a uma plataforma global de melhores práticas. A próxima etapa é a votação pública, que ocorre globalmente até 28/06 pelo site: vote.worldsbestschool.org.

  • Brasil
  • Educação