A ex-secretária de Segurança de Jundiaí, Coronel Carla Basson, contestou as declarações da atual administração, que atribuiu à gestão anterior a ausência de previsão orçamentária para a renovação da frota de viaturas da Guarda Municipal (GM). Segundo Basson, documentos da LOA 2025 e atos oficiais de contratos demonstram que havia recursos e margem administrativa para evitar a descontinuidade do serviço.
De acordo com Carla Basson, a LOA de 2025 reservou R$ 1.030.700 para locação e manutenção de viaturas. Também afirma que o contrato de locação então vigente “poderia ter sido prorrogado”, o que daria tempo para concluir um novo processo licitatório sem impacto nas operações. As declarações e valores foram indicados pela ex-secretária à reportagem, com referência a documentos orçamentários e administrativos.
A documentação pública indica que a Prefeitura prorrogou por duas vezes, cada uma com duração de três meses, o contrato com a CS Brasil Frotas S.A. para locação de 19 veículos destinados à Unidade de Gestão de Segurança Municipal. A primeira prorrogação ocorreu em março de 2025, válida até junho; a segunda foi assinada em 18 de junho e publicada na Imprensa Oficial em 27 de junho, estendendo o contrato até setembro, quando terminou o prazo e as viaturas locadas foram recolhidas.
Após o vencimento, a Prefeitura abriu nova licitação para locação de 20 viaturas — o aviso consta no Mural do Compra Aberta, com recebimento de propostas de 19/09 a 03/10/2025, e foi noticiado pela imprensa local.
A licitação concluída em agosto refere-se a um processo conduzido de modo equivocado , já na atual gestão . “Gestão se faz olhando pra frente. Não dá para você estar há nove meses à frente de uma administração, errar em processos administrativos básicos e tentar culpar a gestão anterior, isso não é concebível .Precisam parar de olhar para o retrovisor e começar a assumir suas responsabilidades ”, destacou Carla.
Para além da controvérsia contratual, Jundiaí ampliou, nos últimos anos, o investimento em tecnologia e monitoramento. Em 2024, a Prefeitura anunciou a instalação de 175 novas câmeras, projetando um total de 460 pontos de vigilância integrados à GM.
Durante a gestão de Carla Basson, a Guarda Municipal também conquistou avanços estruturais. Em 2021, foi firmado o contrato de seguro para toda a frota própria de viaturas, garantindo mais segurança patrimonial e operacional. Já em 2022, a assinatura do contrato da academia possibilitou aos guardas municipais acesso a treinamento físico adequado, promovendo melhores condições de saúde, preparo e qualidade de vida no desempenho de suas funções.
*Matéria de direito de resposta*