Faculdade de Medicina tem diretoria nomeada para o próximo quadriênio

 Dra. Ana Carolina e Dr. Evaldo Marchi

Luiz Fernando Machado, Prefeito de Jundiaí, por meio da portaria 78, do dia 09 de maio de 2024, nomeou os professores Evaldo Marchi como diretor e Ana Carolina Marchesini de Camargo como vice-diretora da FMJ para o período de 2024 a 2028. Evaldo e Ana, que desempenharam o papel de diretores por quatro anos, de 2020 a 2024, foram reeleitos para liderar a instituição. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, localizada na Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens – Jundiaí- SP.

O Dr. Evaldo Marchi é cirurgião torácico com uma carreira acadêmica e profissional. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1981. Realizou estágio de Iniciação Científica na Universidade de Pisa, Itália (1982). Completou residência em Cirurgia Geral (1984-85) e Cirurgia Torácica (1986-87) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Lung Biology Center da Universidade da Califórnia, San Francisco, EUA (1996-97). É professor associado da Faculdade de Medicina de Jundiaí, no Departamento de Cirurgia, desde 1989. Foi coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa na Faculdade de Medicina de Jundiaí de 2008 a 2020. Atualmente, é responsável pelo Curso de Cirurgia Torácica da Graduação da FMJ, orientador da Pós-graduação e de projetos de Inovação Tecnológica (PIBITI), presidente do Conselho Curador do Hospital Universitário e Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, cargo que ocupa desde maio de 2020 até maio de 2024.

A Dra. Ana Carolina Marchesini de Camargo graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo em 1999, mesma instituição onde realizou o mestrado e o doutorado. Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia (2000-2002) e posteriormente no programa de Oncologia Ginecológica e Mastologia (2002-2003) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.  Desde 2008 é Professora Adjunta da Disciplina de Ginecologia no Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, onde atuou como Coordenadora do Departamento entre 2016 e 2020. Atualmente, é responsável pelo Ambulatório de Assoalho Pélvico e Uroginecologia da FMJ, orientadora de projetos de Inovação Tecnológica (PIBITI), coordenadora do Projeto de extensão CURIE e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Durante seu primeiro mandato, enfrentaram o desafio da pandemia com a implementação do ensino remoto, bem como as adaptações ao retorno das atividades presenciais com uma série de ações significativas no âmbito do ensino. Ocorreram adequações nos espaços da coordenação de cursos e assessoria pedagógica, implementação do Google for Education para comunicação com alunos, funcionários e professores, assinatura do serviço Minha Biblioteca e renovação do Uptodate, entrega de salas de aula no Hospital Universitário e na Unidade 4, introdução dos Mini Exames (OSCEs) nos Departamentos em 2023, testes de progresso duas vezes ao ano, recredenciamentos institucionais, novos programas de Residência Médica, além da contratação de novos colaboradores e professores para a instituição.

Além disso, muitas outras atividades foram realizadas para a modernização e adequação da FMJ à nova realidade do mercado do ensino médico, destacando-se a reforma administrativa, oficinas de planejamento, inauguração da Unidade 4, melhorias na infraestrutura dos laboratórios da Unidade 3, expansão da rede de internet, atualização da informática na Unidade 2, cessão definitiva do prédio da Unidade 1, aquisição de terreno para uma futura Unidade 5 com novo ambulatório, e implantação do SEBRAE Aqui na FMJ.

Na área da assistência, destacam-se a inauguração do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário, o projeto de escuta ativa em parceria com a Prefeitura Municipal, apoio ao projeto temático Zika, acreditação do HU pela ONA 2 e ONA 3, reforma do Banco de Leite do HU, renovação de convênios com outros hospitais e com a Prefeitura Municipal para atendimento da população da região metropolitana de Jundiaí, implementação de prontuário eletrônico e todo o processo de elaboração e licitação de obras de reforma do Hospital Universitário que estão se iniciando neste mês.

Em pesquisa e extensão, ocorreram adequações na Unidade 3, aumento das bolsas de mestrado, novas bolsas Pibic-CNPq, investimento em inovação e tecnologia, estágios de extensão no HU e parcerias para cursos de extensão, dentre outras iniciativas.

Para os próximos quatro anos, a proposta é expandir as ações de sucesso do mandato atual, com foco em pesquisa, extensão, inovação, ensino, assistência e gestão. Entre as propostas estão a melhoria da infraestrutura institucional, a construção de novos espaços para alunos, a renovação de instalações no HU, concursos para adequação de pessoal, ampliação de bolsas e parcerias acadêmicas e estratégicas. Estão previstas ainda ações para ampliar a atuação nas unidades básicas de saúde, ampliação do atendimento no ambulatório de especialidades da FMJ, e iniciativas de sustentabilidade.

Segundo Evaldo Marchi, diretor reeleito da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o trabalho deve ter continuidade. “Nós vamos trabalhar por mais quatro anos para continuar o desenvolvimento nas áreas de saúde e tecnologia em saúde”, ressalta.

Evaldo divide essa conquista da reeleição com sua vice-diretora, Ana Carolina, e confirma que a gestão será baseada na qualidade dos três pilares fundamentais para uma instituição: ensino, assistência e pesquisa. Marchi também destacou a importância da FMJ para o município e para a região. “Somos referência em medicina. Trabalhamos em Unidades Básicas de Saúde, temos o nosso próprio hospital, o Hospital Universitário, atuamos nos ambulatórios e em outros serviços. Continuaremos contribuindo para a cidade ter uma saúde que seja referência nacional”, conclui.

FMJ
  • Jundiaí
  • Saúde