Frente fria derruba temperaturas e cuidados com a saúde devem ser redobrados

Pessoas idosas e crianças são as mais vulneráveis ao frio
Eduardo Leme, pneumologista do HSV, orienta como manter a saúde no inverno

Após dias bastante quentes, a chegada de uma nova frente fria deve mudar o tempo no estado de São Paulo e em Jundiaí não será diferente. De acordo com a empresa Climatempo, a mudança já poderá ser sentida na sexta-feira (09), quando a mínima prevista será de 21°, com possibilidade de chuva. O ar frio que avançará da região Sul ao Sudeste poderá derrubar as temperaturas ainda mais no sábado (10), quando a previsão no município é de mínima de 9° e máxima de apenas 19°.

O médico pneumologista, Dr. Eduardo Leme, alerta que pessoas idosas e crianças são as mais vulneráveis e suscetíveis a desenvolver doenças respiratórias e outras fragilidades típicas da estação. Deste modo, reforça que os cuidados com a saúde devem ser redobrados neste segundo final de semana de agosto.

“Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre ou salas frias, como bonés, toucas e mantas, é muito importante porque garante o aquecimento das extremidades do corpo. Vale ressaltar o uso de segunda pele térmica que garante a conservação da temperatura interna”, explica. “Ingerir bebidas quentes, como chás, chocolates, sopas e caldos também é uma boa opção para manter o corpo aquecido”, destaca.

Assim como em outras estações do ano, manter-se hidratado é fundamental. Além de beber bastante água, também é importante hidratar a pele com o uso de produtos capazes de diminuir a sensação de pele seca, ressecamento, alergias e irritações. No inverno, a exposição aos raios solares prejudiciais à pele é ainda maior e, independentemente da idade e da estação do ano, o uso do protetor solar é fundamental.

Outra orientação está relacionada aos banhos: “Idosos devem tomar banhos mais rápidos, no inverno, garantindo assim a menor exposição à friagem, de preferência no horário mais quente do dia. Já os cabelos devem ser secos com secador, principalmente em casos de cabelos longos”, finaliza o médico.

A previsão é de que a temperatura volte a subir na próxima sexta-feira (16), quando a máxima chegará a 31º. Cuide-se!

  • Jundiaí
  • Saúde