Gestores do Hospital São Vicente aprofundam conhecimentos sobre a metodologia internacional DRG

Iniciadas no dia 30 de setembro, as atividades para implementação do DRG, sigla para Diagnosis-Related Groups (Grupos de Diagnósticos Relacionados), continuam no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). O novo serviço de análise de dados, inédito na região de Jundiaí, foi apresentado aos gestores e líderes estratégicos da Instituição, nesta semana. Para apresentação da plataforma DRG da Planisa, empresa especialista de serviços de Gestão de Custos para a área de saúde, estiveram presentes os representantes Marcelo Carnielo, diretor de Serviços, Eduardo Agostini, diretor de Desenvolvimento de Negócios, e Reginalda Batista, consultora especialista em DRG.

“A Planisa é uma empresa consolidada, referência em DRG e será nossa grande parceira nesse projeto. A implementação do DRG é um divisor de águas para o Hospital São Vicente, cada vez mais avançado em gestão da informação e com um corpo clínico e assistencial fortemente qualificado. Agora, nosso objetivo é aprofundar a tomada de decisões no Hospital como um todo, com base no detalhamento e análise de dados dos pacientes”, explicou o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Planisa, Eduardo Agostini, comemorou a parceria firmada com o HSV. “Já participamos da implementação do DRG em diversos hospitais em todo o Brasil. É um grande orgulho ver o Hospital São Vicente empenhado em aprimorar processos e tomadas de decisão na instituição, trazendo mais eficiência e resultados positivos”, disse.

A metodologia internacional de gestão DRG utiliza um sistema de classificação de pacientes em grupos homogêneos, com base na complexidade assistencial. Para análise, são considerados diversos dados, como diagnóstico principal do paciente, idade, doenças preexistentes e procedimentos já realizados, por exemplo. O objetivo é transformar dados assistenciais em informação qualificada para tomada de decisão, visando aprimorar a performance do modelo assistencial e remuneratório.

Durante a apresentação, os gestores do Hospital São Vicente sanaram dúvidas a respeito do sistema DRG e se mostraram empolgados com o projeto. “Este projeto estratégico será um grande desafio para a Instituição, mas que agregará muito valor ao nosso trabalho enquanto entidade filantrópica de excelência”, afirmou a coordenadora de Projetos do HSV, Erica Cristina Prado Borges.

  • Jundiaí
  • Saúde