Ginásio do Bolão recebe 13ª edição do Festijun da Ginástica Artística com participação de 450 crianças

O ginásio anexo do Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, ficou completamente lotado na manhã deste sábado (5) com a realização da 13ª edição do Festijun da Ginástica Artística.

Cerca de 450 crianças, com idades entre 6 e 15 anos, participaram do evento que celebrou o encerramento do semestre das aulas gratuitas oferecidas pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí.

O público, formado por pais, familiares e amigos, acompanhou as apresentações divididas em três etapas ao longo da manhã, com performances de solo e salto. O evento contou com alunas das escolinhas de seis centros esportivos diferentes da cidade, e a Casa da Fonte, onde a ginástica é oferecida de forma gratuita, com duas aulas semanais durante todo o ano.

“A proposta do Festijun é reunir todas as alunas em um momento de celebração, onde mostramos o resultado do trabalho realizado ao longo do semestre. Todas recebem medalhas como reconhecimento pelo esforço e dedicação. Mais do que uma competição, o festival é um incentivo à continuidade da prática esportiva, valorizando o desenvolvimento de cada criança em seu próprio ritmo”, explica Rachel Ciaco Nunes, diretora de Esporte Educacional e Participação da UGEL.

Para muitas famílias, o evento é um momento especial. Thais Fernanda da Costa Nunes Silva, mãe da pequena Isabelle, de 8 anos, ficou emocionada com a apresentação da filha. “O coração de mãe fica a milhão. É uma sensação maravilhosa ver ela se apresentando. Ela começou há seis meses e já está tão envolvida. Foi tudo muito lindo”, contou, orgulhosa.

Ester Melissa e Maria Hadassa, alunas da Casa da Fonte, também estavam animadas antes de suas apresentações. “Estamos um pouco nervosas, mas treinamos bastante!”, disseram as ginastas, que têm dois e quatro anos de prática na modalidade.

Para Ana Claudia Lopes, mãe das meninas, ver o progresso delas é uma recompensa emocionante. “É muito gratificante como mãe ver nossas filhas participando, se desenvolvendo, com oportunidades como essa. A emoção é enorme”, afirmou.

A gestora da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Rita Orsi, destacou o valor educativo e formativo da ginástica rítmica, reforçando a importância do vínculo entre os alunos, os professores e as famílias: “Nós temos três grupos de crianças aqui desenvolvendo as suas habilidades, aprendidas, ensinadas e trabalhadas durante o semestre. É uma satisfação ver a participação de todos, a alegria, entusiasmo, esse vínculo com as famílias, conhecendo o nosso professor, conhecendo as instalações, conhecendo uma dinâmica de como acontece realmente uma possível competição futura. Quero parabenizar os professores que desenvolvem essa modalidade tão peculiar. Ela extrai da criança, do participante, habilidades que envolvem flexibilidade, mobilidade articular e uma persistência para realizar os movimentos. A repetição, a plasticidade do movimento é exigida. Então, são crianças que com certeza já detêm habilidades e capacidades, além, obviamente, do brincar.”

As aulas de ginástica rítmica estão disponíveis em diversos centros esportivos. Os interessados devem consultar o site para verificar disponibilidade de vagas. A UGEL reforça que não há seleção eliminatória, e as crianças podem permanecer nas aulas enquanto desejarem, sendo acolhidas sempre com atenção às particularidades de cada local.

  • Esporte
  • Jundiaí