Guardas Municipais de Jundiaí participam do Curso de Polícia Comunitária – Nível Operador, em grandes capitais do Brasil. O evento é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e já teve sua primeira edição realizada na cidade de Curitiba. É o primeiro curso do Ministério com o corpo docente composto exclusivamente por guardas municipais. A carga horária é de 40 horas e, nele, há a capacitação e a troca de experiências dos agentes de todo o país.
Estiveram na capital paranaense, representando Jundiaí, o inspetor Gilberto Russo Jenuino e os GMs César Fernando Zarantonello e Rodrigo Gustavo Lopes. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, será instrutor nos próximos dias, nas edições de Fortaleza (dias 23 e 24) e Recife (30 e 31 de outubro). Também marcaram presença no corpo docente os comandantes das corporações de Goiânia, João Pessoa, Belo Horizonte, entre outras.
As disciplinas são: Comunicação e Relacionamento Comunitário; Mobilização Social e Estruturação de Redes de Proteção Preventiva; Noções de Prevenção Criminal pelo Desenho Ambiental; Noções de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos; Técnicas e Procedimentos Operacionais em Policiamento Comunitário; e Práticas Operacionais de Policiamento Comunitário.
“Em Fortaleza e Recife, serei instrutor da matéria de Práticas Operacionais de Policiamento Comunitário. É gratificante fazer parte deste treinamento da Senasp. Ele reúne guardas municipais de todo o país para levarem suas experiências e compartilharem conhecimento. As Guardas Municipais estão se aprimorando e conquistando o reconhecimento merecido”, disse o secretário Guilherme Balbino Rigo. “A GM de Jundiaí, criada em 1949, atua no combate à criminalidade e na promoção da Segurança Pública da cidade. Nossa instituição é referência nacional e representá-la nas instruções, levando o nome de nossa cidade, é motivo de orgulho”, completou.