Um homem foi preso na noite de terça-feira em Jundiaí após decidir usar uma arma de fogo para disparar para cima em plena via pública do Jardim Novo Horizonte.
Ele utilizou um revólver a atirou pelo menos duas vezes, fazendo com que vizinhos resolvessem chamar a Polícia Militar. Durante as buscas, os patrulheiros encontraram um suspeito sentado e uma mercearia e resolveram abordar o homem para descobrir se era o mesmo que havia disparado para o alto.
De acordo com a PM, no momento da abordagem, foi percebido que o suspeito jogou no chão um objeto. Ele foi revistado e não portava nada de ilegal, mas ao seu lado foi encontrado um revólver calibre 38.
Os policiais notaram que se tratava de uma arma com cabo de borracha e com cinco projéteis em seu interior. Dois deles estariam deflagrados.
O revólver também estava com a numeração raspada, o que configura porte de arma de uso restrito, sem direito à fiança. Neste momento, o homem recebeu voz de prisão por este crime e foi apresentado no Plantão Policial de Jundiaí para registro de um boletim de ocorrência.
Não foi divulgado se o detido chegou a informar por qual razão decidiu atirar para cima. A arma ficou apreendida e ele foi colocado em uma cela do Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista para aguardar audiência de custódia.
Tal audiência é realizada pelo Poder Judiciário, num prazo de até 24 horas da prisão em flagrante, e nela não se aprecia o mérito, mas sim apenas as circunstâncias da prisão, buscando-se saber se a polícia agiu de maneira correta.
O procedimento é presidido por um juiz, que decide pela permanência ou não do réu durante o processo criminal.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, duas ocorrências de porte ilegal de arma de fogo foram registradas em Jundiaí entre janeiro e fevereiro deste ano. Já a quantidade de armas apreendidas totalizou 16, indicando que mais de um armamento foi retirado das ruas em uma mesma ação policial.
#ImprensaPolicial